A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA LOCAL
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31003 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "A educação do campo, no decorrer de sua trajetória enquanto modalidade de ensino que pensa os povos do campo, tem passado por transformações, rupturas quando suas propostas ganham eco à luz dos movimentos sociais. Ao trazer a discussão do ensino de história para este viés educativo a partir do local, ela propicia a integração e interação do alunado com seus espaços de vivências e experiências sociais. Este artigo tem por objetivo refletir sobre um relato de experiência de pesquisa na iniciação cientifica em que articulou-se a discussão em torno da educação do campo e o ensino de História. Trata-se de uma pesquisa cujas bases se assentaram nas atividades do projeto “A história ensinada e o currículo intercultural: memória, identidade e práticas educacionais”. A pesquisa foi realizada numa escola do campo situada no assentamento Padre Assis na cidade de Sossego-PB, os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras da escola, além de pesquisa bibliográfica e documental. Acreditamos que há necessidade de se repensar a educação do campo e o ensino de história ao trazer a discussão sobre a história local, para a possibilidade de pensar o pertencimento dos sujeitos e da história dos povos do campo numa perspectiva inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID1155_14092017231003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio.carlos.antunes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31003 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "A educação do campo, no decorrer de sua trajetória enquanto modalidade de ensino que pensa os povos do campo, tem passado por transformações, rupturas quando suas propostas ganham eco à luz dos movimentos sociais. Ao trazer a discussão do ensino de história para este viés educativo a partir do local, ela propicia a integração e interação do alunado com seus espaços de vivências e experiências sociais. Este artigo tem por objetivo refletir sobre um relato de experiência de pesquisa na iniciação cientifica em que articulou-se a discussão em torno da educação do campo e o ensino de História. Trata-se de uma pesquisa cujas bases se assentaram nas atividades do projeto “A história ensinada e o currículo intercultural: memória, identidade e práticas educacionais”. A pesquisa foi realizada numa escola do campo situada no assentamento Padre Assis na cidade de Sossego-PB, os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras da escola, além de pesquisa bibliográfica e documental. Acreditamos que há necessidade de se repensar a educação do campo e o ensino de história ao trazer a discussão sobre a história local, para a possibilidade de pensar o pertencimento dos sujeitos e da história dos povos do campo numa perspectiva inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID1155_14092017231003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio.carlos.antunes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }