Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA LOCAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA LOCAL Comunicação Oral (CO) GD15 - Didática
0 of 0
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31003 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "A educação do campo, no decorrer de sua trajetória enquanto modalidade de ensino que pensa os povos do campo, tem passado por transformações, rupturas quando suas propostas ganham eco à luz dos movimentos sociais. Ao trazer a discussão do ensino de história para este viés educativo a partir do local, ela propicia a integração e interação do alunado com seus espaços de vivências e experiências sociais. Este artigo tem por objetivo refletir sobre um relato de experiência de pesquisa na iniciação cientifica em que articulou-se a discussão em torno da educação do campo e o ensino de História. Trata-se de uma pesquisa cujas bases se assentaram nas atividades do projeto “A história ensinada e o currículo intercultural: memória, identidade e práticas educacionais”. A pesquisa foi realizada numa escola do campo situada no assentamento Padre Assis na cidade de Sossego-PB, os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras da escola, além de pesquisa bibliográfica e documental. Acreditamos que há necessidade de se repensar a educação do campo e o ensino de história ao trazer a discussão sobre a história local, para a possibilidade de pensar o pertencimento dos sujeitos e da história dos povos do campo numa perspectiva inclusiva.A educação do campo, no decorrer de sua trajetória enquanto modalidade de ensino que pensa os povos do campo, tem passado por transformações, rupturas quando su" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID1155_14092017231003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio.carlos.antunes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31003 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 1155 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA LOCAL" "resumo" => "A educação do campo, no decorrer de sua trajetória enquanto modalidade de ensino que pensa os povos do campo, tem passado por transformações, rupturas quando suas propostas ganham eco à luz dos movimentos sociais. Ao trazer a discussão do ensino de história para este viés educativo a partir do local, ela propicia a integração e interação do alunado com seus espaços de vivências e experiências sociais. Este artigo tem por objetivo refletir sobre um relato de experiência de pesquisa na iniciação cientifica em que articulou-se a discussão em torno da educação do campo e o ensino de História. Trata-se de uma pesquisa cujas bases se assentaram nas atividades do projeto “A história ensinada e o currículo intercultural: memória, identidade e práticas educacionais”. A pesquisa foi realizada numa escola do campo situada no assentamento Padre Assis na cidade de Sossego-PB, os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras da escola, além de pesquisa bibliográfica e documental. Acreditamos que há necessidade de se repensar a educação do campo e o ensino de história ao trazer a discussão sobre a história local, para a possibilidade de pensar o pertencimento dos sujeitos e da história dos povos do campo numa perspectiva inclusiva.A educação do campo, no decorrer de sua trajetória enquanto modalidade de ensino que pensa os povos do campo, tem passado por transformações, rupturas quando su" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA LOCAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID1155_14092017231003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO CARLOS SILVA ANTUNES" "autor_nome_curto" => "TÚLIO ANTUNES" "autor_email" => "tulio.carlos.antunes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A educação do campo, no decorrer de sua trajetória enquanto modalidade de ensino que pensa os povos do campo, tem passado por transformações, rupturas quando suas propostas ganham eco à luz dos movimentos sociais. Ao trazer a discussão do ensino de história para este viés educativo a partir do local, ela propicia a integração e interação do alunado com seus espaços de vivências e experiências sociais. Este artigo tem por objetivo refletir sobre um relato de experiência de pesquisa na iniciação cientifica em que articulou-se a discussão em torno da educação do campo e o ensino de História. Trata-se de uma pesquisa cujas bases se assentaram nas atividades do projeto “A história ensinada e o currículo intercultural: memória, identidade e práticas educacionais”. A pesquisa foi realizada numa escola do campo situada no assentamento Padre Assis na cidade de Sossego-PB, os sujeitos participantes da pesquisa foram duas professoras da escola, além de pesquisa bibliográfica e documental. Acreditamos que há necessidade de se repensar a educação do campo e o ensino de história ao trazer a discussão sobre a história local, para a possibilidade de pensar o pertencimento dos sujeitos e da história dos povos do campo numa perspectiva inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.