O presente artigo reflete sobre a importância da aula de campo na disciplina de geografia no ensino fundamental II, e lança algumas sugestões de roteiros de campo a serem trabalhados pelos professores deste segmento. O trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, para a sua realização seguimos os seguintes passos: inicialmente realizamos uma interlocução com os autores que se dedicam à discussão de questões relacionadas ao ensino de geografia, e a aula de campo na disciplina, onde tomamos como base os seguintes teóricos: VESENTINI (1999), PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2007) e SUERTEGARAY (2002). Em uma segunda etapa, lançamos algumas sugestões de roteiros de campo possíveis de serem trabalhados de forma interdisciplinar pelos professores de Geografia no ensino fundamental II. Os roteiros contemplam conteúdos curriculares pertinentes aos aspectos físicos e humanos da disciplina. Após as reflexões e sugestões postas neste artigo, esperamos contribuir para que a aula de campo seja percebida pelos professores de geografia como uma prática metodológica de ensino que deve ser resgatada e propagada, uma vez que contribui valorosamente no processo de ensino/aprendizagem e na formação da cidadania dos discentes.