Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

GEOGRAFIA E ENSINO: SUGESTÕES DE ROTEIROS DE CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, AULA DE CAMPO, ROTEIROS DE CAMPO Pôster (PO) GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31562
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "GEOGRAFIA E ENSINO: SUGESTÕES DE ROTEIROS DE CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo reflete sobre a importância da aula de campo na disciplina de geografia no ensino fundamental II, e lança algumas sugestões de roteiros de campo a serem trabalhados pelos professores deste segmento. O trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, para a sua realização seguimos os seguintes passos: inicialmente realizamos uma interlocução com os autores que se dedicam à discussão de questões relacionadas ao ensino de geografia, e a aula de campo na disciplina, onde tomamos como base os seguintes teóricos: VESENTINI (1999), PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2007) e SUERTEGARAY (2002). Em uma segunda etapa, lançamos algumas sugestões de roteiros de campo possíveis de serem trabalhados de forma interdisciplinar pelos professores de Geografia no ensino fundamental II. Os roteiros contemplam conteúdos curriculares pertinentes aos aspectos físicos e humanos da disciplina. Após as reflexões e sugestões postas neste artigo, esperamos contribuir para que a aula de campo seja percebida pelos professores de geografia como uma prática metodológica de ensino que deve ser resgatada e propagada, uma vez que contribui valorosamente no processo de ensino/aprendizagem e na formação da cidadania dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, AULA DE CAMPO, ROTEIROS DE CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA4_ID410_27072017091750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ERNESTO DO R?GO "
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "ernestovirtual@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31562
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "GEOGRAFIA E ENSINO: SUGESTÕES DE ROTEIROS DE CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente artigo reflete sobre a importância da aula de campo na disciplina de geografia no ensino fundamental II, e lança algumas sugestões de roteiros de campo a serem trabalhados pelos professores deste segmento. O trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, para a sua realização seguimos os seguintes passos: inicialmente realizamos uma interlocução com os autores que se dedicam à discussão de questões relacionadas ao ensino de geografia, e a aula de campo na disciplina, onde tomamos como base os seguintes teóricos: VESENTINI (1999), PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2007) e SUERTEGARAY (2002). Em uma segunda etapa, lançamos algumas sugestões de roteiros de campo possíveis de serem trabalhados de forma interdisciplinar pelos professores de Geografia no ensino fundamental II. Os roteiros contemplam conteúdos curriculares pertinentes aos aspectos físicos e humanos da disciplina. Após as reflexões e sugestões postas neste artigo, esperamos contribuir para que a aula de campo seja percebida pelos professores de geografia como uma prática metodológica de ensino que deve ser resgatada e propagada, uma vez que contribui valorosamente no processo de ensino/aprendizagem e na formação da cidadania dos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, AULA DE CAMPO, ROTEIROS DE CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA4_ID410_27072017091750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ERNESTO DO R?GO "
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "ernestovirtual@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo reflete sobre a importância da aula de campo na disciplina de geografia no ensino fundamental II, e lança algumas sugestões de roteiros de campo a serem trabalhados pelos professores deste segmento. O trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, para a sua realização seguimos os seguintes passos: inicialmente realizamos uma interlocução com os autores que se dedicam à discussão de questões relacionadas ao ensino de geografia, e a aula de campo na disciplina, onde tomamos como base os seguintes teóricos: VESENTINI (1999), PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE (2007) e SUERTEGARAY (2002). Em uma segunda etapa, lançamos algumas sugestões de roteiros de campo possíveis de serem trabalhados de forma interdisciplinar pelos professores de Geografia no ensino fundamental II. Os roteiros contemplam conteúdos curriculares pertinentes aos aspectos físicos e humanos da disciplina. Após as reflexões e sugestões postas neste artigo, esperamos contribuir para que a aula de campo seja percebida pelos professores de geografia como uma prática metodológica de ensino que deve ser resgatada e propagada, uma vez que contribui valorosamente no processo de ensino/aprendizagem e na formação da cidadania dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.