BATISTA, Jose Carlos Nunes et al.. Des(encontros)na relação professor/aluno. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31146>. Acesso em: 07/11/2024 13:25
Temos a consciência de que a sociedade muda constantemente e junto com ela mudam-se os valores que procuram refletir a realidade de cada contexto. Nesse sentido, parece-nos também que a figura do professor também mudou em relação aos olhos de muitos alunos. A realidade é que é cada vez mais crescente a falta de valorização do professor e sala de aula, e acreditamos que isso já é decorrente de muitos contextos familiares. A atribuição desse novo observar nas ações na escola acabam fazendo com que os sujeitos aluno e professor muitas vezes se desencontrem em seus relacionamento quando na verdade deveriam haver encontros perpétuos no cotidiano escolar em um caminho onde a dialética deveria ser uma realidade para o bom convívio na escola. Nosso objetivo nessa pesquisa visa discutir a respeito de como a relação professor e aluno tem sido afetada por tantas modificações culturais e de valores na sociedade. Nesse contexto, o professor deixa de ser visto como um ícone que carece valorização e respeito. Para a efetivação de nossas reflexões realizamos algumas leituras sobre o assunto e recorremos aos estudos de teóricos que exploram sobre a temática, dentre esses pesquisadores podemos nos remeter a Freire (2015), Aquino (1996) e Gonçalves (2011). Acreditamos que quanto mais pesquisas como essas surgirem no cenário educacional para ampliar a valorização da relação entre o professor e aluno maiores e melhores ganhos teremos. A pesquisa concluída revelou que a comunicação precisa ser algo constante a ação docente que precisa não só discursar, mas também ouvir ao aluno.