FIALHO, Michelle Santino. Memorial e narrativas de formação docente. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31271>. Acesso em: 23/12/2024 01:01
Neste artigo, proponho tecer reflexões em torno de minhas memórias e história de vida, bem como de formação docente com base em meu percurso educacional contido em um memorial. Trata-se, portanto, de um estudo baseado em relato de experiência que resultou na confecção deste trabalho e no levantamento de discussões tão pertinentes para o contexto contemporâneo. Considerando que as narrativas podem ser tomadas como um potencial ao ensino, bem como às situações de preparação profissional busca-se compreender as representações e possibilidades do trabalho docente com base em um relato de experiência. Aqui, faço um recorte de minha trajetória da infância, perfazendo a minha vida escolar até a formação acadêmica e, consequentemente, o cotidiano docente. O objetivo geral é refletir sobre a trajetória de vida e a construção da docência com base em narrativas memorialísticas. Metodologicamente, a efetivação da pesquisa far-se-á, portanto, mediante uma discussão de abordagem qualitativa, objetivando refletir a representação das experiências pessoais na ação educativa. Amparamos nossa reflexão a partir de memórias acionadas de acordo com lembranças pessoais que emergiram ao decorrer da escrita, uma pesquisa documental realizada em acervo particular, além de uma breve revisão bibliográfica que ofereceu nosso suporte teórico, atentando-se assim à um diálogo que direciona-se, principalmente, as proposições halbwachianas. Acreditamos que a abordagem realizada a partir dos relatos de formação docente apresenta-se enquanto uma ferramenta que potencializa a prática docente. Isso significa uma evidente renovação metodológica, na medida em que tanto as memórias encontram-se permeadas de significantes que contribuem na representação do fazer docente.