O objeto desta pesquisa é analisar as práticas lúdicas como proposta dinamizadora para o ensino de Geografia no 8° ano do Ensino Fundamental, numa Escola pública Estadual, localizada no bairro de Bodocongó II, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A escolha dessa temática justifica-se pela indispensabilidade de progressos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, utilizando como argumento a ressignificação das práticas tradicionalistas de ensinos descritivos e enfadonhos, viabilizando, assim, a inserção do lúdico como proposta de educação geográfica comprometida em despertar a capacidade cognitiva do aluno, tomando por conhecimento seu titulo significativo de agente transformante do espaço social. Para a realização desta pesquisa, houve a aplicação de um questionário diagnóstico indagando os alunos a respeito do interesse na disciplina de Geografia, seus conhecimentos adquiridos, e suas perspectivas para a matéria no decorrer do ano letivo, havendo posteriormente um levantamento bibliográfico para respaldar a significância da pesquisa, seguido de um planejamento com a utilização de mapas, imagens, vídeos, jogos, produções discentes e brincadeiras. Através do diagnostico traçado baseando-se no perfil da turma, o projeto desenvolvido trouxe inicialmente, com atividades até então realizadas, contribuições significativas na perspectiva da aprendizagem, possibilitando a articulação das metodologias de ensino com os conteúdos geográficos, ocasionando, assim, diminuição da evasão, aumento do interesse nas aulas, participação, comportamento adequado e melhoria das notas. Os resultados na aplicação das atividades lúdicas foram positivos, visto que, provocaram nos alunos disponibilidade e agilidade em executa-las, possibilitando a união dos conhecimentos adquiridos no projeto com sua vivência e saberes.