O presente trabalho analisa as práticas educativas dos professores/jornalistas Dolores Diniz, Júlia Medeiros, Leonor Cavalcanti e Joaquim Coutinho na região Seridó do estado do Rio Grande do Norte entre as décadas de 1920 a 1940. A temporalidade dessa pesquisa corresponde ao período em que eles trabalharam simultaneamente no Grupo Escolar Senador Guerra (situado no município de Caicó/RN) e na imprensa hemerográfica seridoense. As fontes documentais utilizadas em nosso estudo compreendem: artigos de jornais, Mensagens Governamentais, Leis e Decretos, localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; documentos escolares como o Diário de Classe da Cadeira Infantil Mista do Grupo Escolar Senador Guerra (1921) e exemplares de jornais como o Jornal das Moças (localizados no Laboratório de Documentação Histórica da UFRN- LABORDOC) e o Ideal da Juventude. Tratando-se de uma investigação de caráter histórico pautada na perspectiva da História Cultural, elencamos autores como Burke (1992), Chartier (1990) e Morais (1996) na tentativa de extrair subsídios metodológicos que fundamentem este artigo. Ao pesquisarmos as práticas educativas desses quatro professores mostramos suas contribuições para a formação educacional dos seridoenses, fato esse, que se evidencia na produção de jornais que traziam em suas páginas preceitos pedagógicos apregoados por intelectuais amplamente estudados no limiar do século XX e normas escolares definidas pela legislação educacional potiguar desse período. As práticas educativas dos mestres aqui estudados foram marcadas pelas permanências da Lei nº 405 de 29 de novembro de 1916, que reformou a Instrução Pública no estado do Rio Grande do Norte e que posteriormente serviu de base ao Conselho de Educação para a elaboração dos Regimentos Internos das escolas primárias do território potiguar.