LITERATURA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31267 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 546 "inscrito_id" => 1271 "titulo" => "LITERATURA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Como estagiárias na EEEM Iolanda Tereza Chaves de Lima, observando-se que a “a aula de literatura” que vinha sendo desenvolvida ao longo do ano, nada mais era do que abrir o livro, ler a descrição da escola literária, ler os fragmentos que o livro didático trazia e aplicação do exercício para o visto. Compreendeu-se então o porquê dos alunos não demonstrarem interesse e até não ter “gosto” ao chegar o momento de ter aula literária. Para eles a literatura era aquela aula de leitura de fragmentos comentados oralmente pela professora e em seguida responder o exercício. Quando estes alunos foram apresentados a gêneros literários menos extensos como poemas e contos os quais permitiram uma leitura mais rápida, menos cansativa na concepção daqueles que não tem a prática da leitura como habito rotineiro, observou-se que o nível de entrosamento dos alunos com os textos e consequentemente com as aulas foram tornando-se agradáveis e produtivas, despertando interesse, gerando debates, compartilhando-se fragmentos de textos entre colegas ou mesmos nas redes sociais destes alunos. A partir desses resultados obtidos no decorrer do estágio, tendo “conquistado” o prazer dos alunos em literatura curta, passou-se a ser aplicada a literatura mais ampla, tendo como base do projeto a obra O CORTIÇO de Aluísio Azevedo, através do qual foram ministradas aulas literárias com grau de aprofundamento por parte do alunado, partindo dos mesmos a ideia, preparação e apresentação de uma peça teatral, dando “vida” a obra estudada. A partir dessa experiência despertou-se a necessidade de aprofundar o estudo sobre o ensino de literatura e os caminhos que tornariam essas aulas, mais atrativas e produtivas fazendo com que o trabalho do educador torne-se agradavelmente produtivo e desperte o prazer literário por parte do alunado. Ou seja, que as aulas de literatura possam ir além dos fragmentos do livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "LITERATURA EM SALA DE AULA, METODOLOGIA DE ENSINO LITERÁRIO, GÊNEROS LITERÁRIOS, O CORTIÇO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1271_13092017115851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATYANNE CORDEIRO SILVA " "autor_nome_curto" => "THATY CORDEIRO " "autor_email" => "thatycordeiro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31267 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 546 "inscrito_id" => 1271 "titulo" => "LITERATURA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "Como estagiárias na EEEM Iolanda Tereza Chaves de Lima, observando-se que a “a aula de literatura” que vinha sendo desenvolvida ao longo do ano, nada mais era do que abrir o livro, ler a descrição da escola literária, ler os fragmentos que o livro didático trazia e aplicação do exercício para o visto. Compreendeu-se então o porquê dos alunos não demonstrarem interesse e até não ter “gosto” ao chegar o momento de ter aula literária. Para eles a literatura era aquela aula de leitura de fragmentos comentados oralmente pela professora e em seguida responder o exercício. Quando estes alunos foram apresentados a gêneros literários menos extensos como poemas e contos os quais permitiram uma leitura mais rápida, menos cansativa na concepção daqueles que não tem a prática da leitura como habito rotineiro, observou-se que o nível de entrosamento dos alunos com os textos e consequentemente com as aulas foram tornando-se agradáveis e produtivas, despertando interesse, gerando debates, compartilhando-se fragmentos de textos entre colegas ou mesmos nas redes sociais destes alunos. A partir desses resultados obtidos no decorrer do estágio, tendo “conquistado” o prazer dos alunos em literatura curta, passou-se a ser aplicada a literatura mais ampla, tendo como base do projeto a obra O CORTIÇO de Aluísio Azevedo, através do qual foram ministradas aulas literárias com grau de aprofundamento por parte do alunado, partindo dos mesmos a ideia, preparação e apresentação de uma peça teatral, dando “vida” a obra estudada. A partir dessa experiência despertou-se a necessidade de aprofundar o estudo sobre o ensino de literatura e os caminhos que tornariam essas aulas, mais atrativas e produtivas fazendo com que o trabalho do educador torne-se agradavelmente produtivo e desperte o prazer literário por parte do alunado. Ou seja, que as aulas de literatura possam ir além dos fragmentos do livro didático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "LITERATURA EM SALA DE AULA, METODOLOGIA DE ENSINO LITERÁRIO, GÊNEROS LITERÁRIOS, O CORTIÇO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1271_13092017115851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATYANNE CORDEIRO SILVA " "autor_nome_curto" => "THATY CORDEIRO " "autor_email" => "thatycordeiro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }