LUDICIDADE E O BRINCAR: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
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Oportunizamos ao professor a compreensão que ao trabalhar com a ludicidade não estará abandonando a importância dos conteúdos, mas desenvolvendo novas práticas educativas por meio de brincadeiras, que envolva a criança de maneira significativa para o aprendizado, pois facilitam a significação de conceitos e também fazem parte do mundo infantil, uma vez que sempre estão presentes na vida do ser humano desde seu nascimento. Partindo dessa perspectiva, de fato entende-se que os jogos, brinquedos e brincadeiras no seu sentido mais amplo possibilitam o desenvolvimento da percepção, da fantasia, do sentimento, da imaginação, das práticas motoras, do desenvolvimento racional, do desenvolvimento visual, e oral, ocupando assim, um lugar de destaque na educação infantil. O lúdico proporciona na criança o desenvolvimento de formação de um sujeito criativo, colaborativo, responsável, que comunica-se consigo mesma e com o mundo, aprendendo sobre a existência dos outros, desvendando suas descobertas, estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, desenvolvendo integralmente o respeito entre os outros, e aprendendo a lidar com as frustrações. São impares os momentos de construção e desconstrução, que acabam instigando o senso crítico. O processo dessa produção científico deu-se como pesquisa de campo fundamentando-nos em leituras de estudiosos como Sneyders, Vygotsky e Piaget, além de observações, realizados em diário de campo. Dessa forma, o estudo nos proporcionou novos olhares acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança na educação infantil. Sem, ainda, deixa de mencionar, o lugar que o professor ocupa em proporcionar a mediação de todo o processo. 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