Esse estudo de caso foi realizado com intuito de chamar atenção da gravidade de acidentes automobilísticos com mulheres em seu período gestacional. Pouco tem se alertado para tal tema e números de ocorrências tem nos surpreendido cada vez mais. Nesse estudo foi utilizados artigos, monografias, sites e publicações em periódicos como base para obter informações, estatísticas e atividades realizadas, mas os resultados foram poucos no Brasil o tema é limitado sem aprofundamentos e não há um percentual exato e recente que relate essa problemática e o que poderíamos fazer como profissionais de saúde. Nós Enfermeiros conhecedores dos riscos que as submetem um trauma abdominal devemos utilizar meios estratégicos para educa-las e conscientizá-las. A atenção primaria é uma ação que retém bons resultados nas unidades básicas de atendimento e alcança diversas gravidas. Utilizar cartilhas e a realização de pré-natais são oportunidades de grande importância.
Se houver essa intervenção as ocorrências podem cair e duas vidas serem salvas sem nenhum dano. Em casos de acidentes devem ser notificados os mecanismos que acarretaram o acidente, se houve morte materna se a gestante estava usando ou não cinto de segurança, com isso teríamos uma base, o tamanho do risco e quais métodos usariam especificadamente.
O objetivo principal desse estudo é alertar as gravidas a importância e a necessidade da segurança em carros o quão grave é um acidente sem a utilização do cinto e ate mesmo utiliza-lo de maneira errada e mudar a ideia que muitas têm que o sinto esta prejudicando o bebê.