FREITAS, Joberta Dias et al.. Currículo em múltiplas perspectivas. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31140>. Acesso em: 07/11/2024 11:04
RESUMO Este artigo objetiva analisar elementos que caracterizam e constituem o currículo escolar, analisando especialmente sua dimensão e discutindo qual sua função no âmbito educacional, bem como motivos, necessidades e/ou interesses que norteiam a seleção dos conteúdos que compõem o currículo. Trata-se de um estudo bibliográfico, que adota como referência principal autores como, Lopes e Macedo (2011) e Sacristan (2013), que possibilitam entender o currículo como campo de concepções diversas, de produção de significados, é um meio pelo qual a sociedade transmite, produz, reproduz, cria e/ou recria valores culturais, conhecimentos, modos de ser e estar no mundo. É também campo de relações de poder e de luta por mudanças nas relações que geram injustiças, opressão e dominação. Portanto, quando mudam as relações sociais, ocorrem mudanças nas formas de concebê-lo, organizá-lo e experenciá-lo. Nessa perspectiva, o currículo propõe uma sequência conhecimentos e ações voltadas para o ensino e a aprendizagem, ou seja, para o ato de educar, para a formação de identidades. Portanto, não deve ser entendido como mera reprodução.