Resumo: O domínio das operações básicas da Matemática é fundamental para a aprendizagem dos conceitos matemáticos que vão se tornando abstratos à medida que os discentes avançam nos anos escolares. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa, monografia em andamento, realizada em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma cidade pública do sertão paraibano. Revela algumas dificuldades apresentadas por alunos dessa turma ao resolver problemas contendo algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão. Um estudo de cunho qualitivo do tipo pesquisa-ação. Buscou-se apoio teórico a partir de Polya (1995), Onuchic (1999) dentre outros, os quais defendem o uso da metodologia Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Evidencia-se que os alunos, sujeitos da pesquisa, preocuparam-se em apresentar uma resposta aos problemas propostos sem refletir sobre, isto é, em sua maioria não interpreta a situação-problema, o que fez com que errasse quase todos os problemas que foram apresentados para serem resolvidos. Os dados também desvendam a falta de experiência com o ato de resolver problema, o que ocasionou em obstáculos na resolução. Assim, o estudo mostra que é preciso explorar com discentes algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão no contexto da resolução de problemas, oportunizando momentos de aprender matemática, nos quais os alunos atuem como sujeitos ativos.