Este artigo tem a finalidade de apresentar os desafios que norteiam o ensino brasileiro de espanhol como língua estrangeira na atualidade, e discutir possíveis soluções que poderão mudar essa realidade. Faremos também uma breve reflexão sobre a formação de professores e análise dos materiais didáticos utilizados nas instituições de ensino e a oferta de vagas nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Qual a importância dessa nova disciplina? Para discutir os problemas apresentados, a pesquisa foi baseada em trabalhos realizados por autores como: MARTIN (2011), PICANÇO (2003), SEDYCIAS (2005) e SILVA (2001), que através de suas experiências relatam O por que e como ocorreu a necessidade da inclusão do ensino de língua espanhola no Brasil. Os problemas educacionais sempre existiram e farão parte da vida estudantil. Mesmo assim, não devemos nos conformar com tais irregularidades e permanecermos estáticos. Temos que nos unirmos se quisermos contemplar as mudanças acontecerem. Como bons educadores e alunos dedicados, veremos que é possível mudar o sistema de ensino e aprendizagem do nosso país, não só de outros idiomas, mas de todas as formas de transmissão do conhecimento. É possível se constatar que muitos estudantes possuem uma ideia equivocada de que o espanhol é uma língua fácil de aprender, com a falsa impressão de que a aprendizagem do mesmo está baseada apenas em pronúncias palavras relacionadas a um vocabulário específico de determinado assunto e ao estudo das regras gramaticais. Por isso, explicitamos através desta pesquisa que aprender um novo idioma requer força de vontade, dedicação e vivenciar novas experiências e descobrir características singulares de uma nova identidade cultural.