OBJETIVO: este estudo tem como objetivo relatar a experiência de monitoria vivenciada por discentes de enfermagem no componente curricular Fundamentação do Processo de Cuidar I na Universidade Estadual da Paraíba. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por discentes monitores do componente curricular Fundamentação do Processo de Cuidar I, do curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande – PB. A experiência foi desenvolvida no período letivo 2016.2, durante os meses de novembro de 2016 a agosto de 2017. RESULTADOS: No primeiro contato houve a apresentação dos monitores para os alunos matriculados no componente, divulgação do cronograma das atividades de monitoria.A prática da elaboração de roteiros e materiais didáticos utilizados em aula foi efetuada com a contribuição do professor orientador tendo a finalidade de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos ministrados em aula com o docente e nas aulas de monitoria, integrando o aluno monitor no universo da docência.As atividades realizadas no laboratório durante as aulas de monitoria seguem a lógica do acompanhamento das aulas teóricas e práticas ministradas pelos docentes do componente curricular, que proporcionam ao monitor um contato direto com os alunos para executar as atividades como docente e colocar em prática as habilidades e competências adquiridas ao longo do processo de formação do monitor. CONCLUSÃO: Observou-se que na monitoria, o processo de ensino-aprendizado vai além do ensino em sala de aula, haja vista que o monitor tem a possibilidade de transitar no meio acadêmico como facilitador, aprendiz e mediador. A responsabilidade e o comprometimento exigidos ao longo da monitoria contribuem para a formação de competência e habilidades docentes.