Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o jogo “Divisores em Linha” como recurso metodológico para desenvolver atividades lúdicas em aulas de matemática. É um jogo matemático introduzido para que o jogador tenha necessidade de raciocinar em cada jogada realizada: utilizando o conceito de divisores, os critérios de divisibilidade e o cálculo mental podem ser amplamente explorados a partir desse jogo. Será caracterizada também a noção de números primos em algumas situações. Na educação matemática encontram-se diversas formas de ações em que são destacados aspectos de ensino isolados de situações de aprendizagem. As discursões a respeito do ensino da matemática apontam a necessidade de uma reflexão sobre novas propostas metodológicas que possibilitem trabalhar conceitos matemáticos sem utilizar apenas recurso do ensino tradicional centrado apenas no texto expositivo do seu conteúdo, mas este sendo ampliado com outros recursos didáticos para que os alunos possam vivenciar diferentes formas de construir o conhecimento da matemática. Dentre as variadas propostas metodológicas incorporamos o uso do jogo, Divisores em Linha, visto que o mesmo pode contribuir para que o aluno desenvolva seu pensamento matemático, tornando-se sujeito ativo no processo de aprendizagem. O jogo como recurso pedagógico nas aulas de matemática reconhece as relações sociais e interacionais por ele proporcionada no processo aprendizagem, pois no jogo há a iteração entre alunos ao participarem das decisões, escolhas, resolução de jogadas interconectadas com o conteúdo da matemática.