Um dos principais desafios na educação atual consiste em buscar cada vez mais relacionar os conteúdos ministrados na sala de aula com a vivência cotidiana dos alunos. Além disso, a relação existente entre as diversas áreas do conhecimento acaba, por vezes, ficando de lado, o que compromete o avanço no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, têm-se as aulas de robótica como uma importante ferramenta propícia para a inter e multidisciplinaridade, uma vez que envolve diversos componentes curriculares em função de melhorias no processo de educativo. Para a construção e desenvolvimento das aulas de robótica, contamos com o laboratório de robótica da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, situada no município de Junqueiro, Alagoas. O trabalho esteve atrelado ao estudo ambiental sobre as principais lagoas alagoanas: Mundaú, Manguaba e Jequiá. Nesse sentido, foi realizado um estudo visando a necessidade de preservação ambiental dentro do estado, fazendo com que haja uma maior disciplinaridade entre as áreas da robótica educacional, da biologia e da geografia. O mesmo foi realizado a partir de uma pesquisa de campo promovida pela escola, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto todo o contexto histórico do estado de Alagoas, assim como analisar e visitar esses locais, fazendo com que os mesmos obtenham ideias e novos pensamentos críticos sobre a preservação de cada um dos ambientes. Nas aulas de robótica, foi possível associar áreas do conhecimento em prol de um bem comum, que buscou a preservação ambiental das áreas afetadas pela poluição. O protótipo criado a partir de movimentos mecânicos tem como a sua principal finalidade coletar os resíduos existentes nas margens das respectivas lagoas.