Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA DO CAMPO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, CONTEXTO DO SEMIÁRIDO, CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GD14 - Currículo
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Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objeto de estudo empreender uma discussão em torno do currículo contextualizado e objetivou refletir acerca da importância do currículo contextualizado na escola do campo no Semiárido Paraibano. Para tanto, selecionamos como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica, tendo como fontes diversos livros sobre a temática estudada. Recorremos às contribuições teóricas de Carvalho (2006), Lins, Sousa e Pereira (2006), Menezes e Araújo (2007), Reis (2010), Rocha e Machado (2007), Silva (2011), entre outros estudiosos que discutem sobre a importância de uma proposta de currículo contextualizado na escola do Semiárido. Uma educação contextualizada para o Semiárido Paraibano seria um dos caminhos para a desconstrução da visão negativa acerca da região, pois iria fortalecer a identidade dos sujeitos, bem como construir conhecimentos que ajudassem a solucionar as problemáticas existentes na região. Nesse sentido, é importante uma proposta de currículo contextualizado voltado para o Semiárido. Tal proposta deve considerar os aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais dos sujeitos sociais que irão receber essa educação. Trata-se de um currículo que surge de uma necessidade real, em busca de uma intervenção para as problemáticas sociais vivenciadas pelos sujeitos do Semiárido Paraibano.A Educação do Campo no contexto do Semiárido tem se constituído como uma proposta de educação que, muitas vezes, se distancia da realidade sócio-cultural da reg" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD14 - Currículo" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, CONTEXTO DO SEMIÁRIDO, CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA14_ID373_14092017223106.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON FLORA SANTOS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jeffsantosa@gmail.com" "autor_ies" => "MAURICIO DE NASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30993 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 613 "inscrito_id" => 373 "titulo" => "A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA DO CAMPO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO" "resumo" => "A Educação do Campo no contexto do Semiárido tem se constituído como uma proposta de educação que, muitas vezes, se distancia da realidade sócio-cultural da região na qual a escola e os sujeitos sociais estão inseridos. 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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A Educação do Campo no contexto do Semiárido tem se constituído como uma proposta de educação que, muitas vezes, se distancia da realidade sócio-cultural da região na qual a escola e os sujeitos sociais estão inseridos. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objeto de estudo empreender uma discussão em torno do currículo contextualizado e objetivou refletir acerca da importância do currículo contextualizado na escola do campo no Semiárido Paraibano. Para tanto, selecionamos como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica, tendo como fontes diversos livros sobre a temática estudada. Recorremos às contribuições teóricas de Carvalho (2006), Lins, Sousa e Pereira (2006), Menezes e Araújo (2007), Reis (2010), Rocha e Machado (2007), Silva (2011), entre outros estudiosos que discutem sobre a importância de uma proposta de currículo contextualizado na escola do Semiárido. Uma educação contextualizada para o Semiárido Paraibano seria um dos caminhos para a desconstrução da visão negativa acerca da região, pois iria fortalecer a identidade dos sujeitos, bem como construir conhecimentos que ajudassem a solucionar as problemáticas existentes na região. Nesse sentido, é importante uma proposta de currículo contextualizado voltado para o Semiárido. Tal proposta deve considerar os aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais dos sujeitos sociais que irão receber essa educação. Trata-se de um currículo que surge de uma necessidade real, em busca de uma intervenção para as problemáticas sociais vivenciadas pelos sujeitos do Semiárido Paraibano.

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