Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos e significados da herança Cultural Afro-Brasileira representada no contexto da educação no cotidiano da sala de aula da escola básica, a partir de uma releitura da lei 10.639/2003 que estabeleceu o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no contexto da educação. Nossa proposta é proporcionar uma maior discursividade sobre o tema das questões relativas à educação étnico-racial a partir do espaço educativo escolar, trazendo-o ao âmbito escolar a partir de uma experiência de projeto de Extensão desenvolvido em sala de aula do ensino fundamental, nas aulas de história. Para isso, utilizamos como referencial teórico Chartier (1991), Certeau (2008), Lino Gomes (2008). Nossa metodologia se deu a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho participativo, articulada com uma pesquisa bibliográfica e documental, onde foi consultada a historiografia sobre o tema, além de documentos oficiais a exemplo da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Trata-se portanto de uma lei que visa resgatar os direitos, a memória e a identidade do negro, com base a desfazer equívocos seculares que por muito tempo inferiorizou o papel do negro na sociedade.