AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS
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Avaliar pode ser considerada uma ação indispensável à prática docente, visto que é através dela que se pode acompanhar processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como redimensionar o ensino, com vistas na sua qualidade. Porém, é uma ação caracterizada por um alto nível de complexidade, e por grandes desafios, independentemente do nível de ensino ou de educação. Na Educação Infantil, a avaliação não tem fins de promoção, no sentido desta representar uma condição de acesso da criança ao Ensino Fundamental, ela ocorre através do acompanhamento ao desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a importância desta ação na prática pedagógica da Educação Infantil, optamos por tomar como base discussão deste estudo perspectivas e práticas de docentes que atuam neste nível da educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada junto a professoras que atuam com crianças de 0 a 4 anos de idade, em turmas denominadas de sala do Maternal I, Maternal II e Infantil I, de numa instituição pública localizada no município de Juazeirinho-PB. Como instrumento de coleta de dados, fizemos uso de uma entrevista semi-estruturada e de observações às referidas turmas. Buscamos respaldo teórico em estudos realizados por Hoffmann (1998), (2003), (2005), (2009), Souza (2007); Godoi (2004), dentre outros. O estudo evidencia, dentre outros, a importância do registro no acompanhamento ao desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como a importância de práticas docentes significativas nas diversas situações do cotidiano. 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