A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO: O CASO DA ESCOLA CENECISTA SÃO JOSÉ
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31021 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO: O CASO DA ESCOLA CENECISTA SÃO JOSÉ" "resumo" => """ Resumo \r\n \r\n Uma das principais fontes para os estudos no Campo da História Cultural da Educação são as fotografias. Durante muito tempo, essas se configuravam enquanto fontes complementares para o estudo da legislação educacional e para a produção de uma escrita oficial da história da educação. Todavia, com o advento da Nova História e as mudanças no paradigma historiográfico no que diz respeito à ampliação da noção de fontes, possibilitou que essas fossem vistas e trabalhadas a partir de diversos enfoques, associados à compreensão das práticas educativas e da cultura escolar gestadas no âmbito das instituições escolares. Desse modo, em nosso artigo, a partir do exemplo do retrato de uma professora em sua sala na Escola Cenecista São José, pretendemos refletir sobre tais elementos enquanto possíveis meios para a reflexão e problematização das práticas que compunham a vida de tal unidade escolar. Sendo um possível exemplo, das inúmeras possibilidades de abordagem e problematização da fotografia enquanto fonte para a compreensão do universo educacional produzido e praticado por aqueles que integram a instituição educacional. Também compreendendo a fotografia enquanto uma fonte intencional como qualquer outra, sendo necessária sua arguição enquanto monumento por parte do historiador da educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas" "palavra_chave" => "FONTES HISTÓRICAS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID42_14082017082527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR LIMA" "autor_email" => "limarthur5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31021 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO: O CASO DA ESCOLA CENECISTA SÃO JOSÉ" "resumo" => """ Resumo \r\n \r\n Uma das principais fontes para os estudos no Campo da História Cultural da Educação são as fotografias. Durante muito tempo, essas se configuravam enquanto fontes complementares para o estudo da legislação educacional e para a produção de uma escrita oficial da história da educação. Todavia, com o advento da Nova História e as mudanças no paradigma historiográfico no que diz respeito à ampliação da noção de fontes, possibilitou que essas fossem vistas e trabalhadas a partir de diversos enfoques, associados à compreensão das práticas educativas e da cultura escolar gestadas no âmbito das instituições escolares. Desse modo, em nosso artigo, a partir do exemplo do retrato de uma professora em sua sala na Escola Cenecista São José, pretendemos refletir sobre tais elementos enquanto possíveis meios para a reflexão e problematização das práticas que compunham a vida de tal unidade escolar. Sendo um possível exemplo, das inúmeras possibilidades de abordagem e problematização da fotografia enquanto fonte para a compreensão do universo educacional produzido e praticado por aqueles que integram a instituição educacional. Também compreendendo a fotografia enquanto uma fonte intencional como qualquer outra, sendo necessária sua arguição enquanto monumento por parte do historiador da educação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas" "palavra_chave" => "FONTES HISTÓRICAS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, FOTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID42_14082017082527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR LIMA" "autor_email" => "limarthur5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }