Resumo
Uma das principais fontes para os estudos no Campo da História Cultural da Educação são as fotografias. Durante muito tempo, essas se configuravam enquanto fontes complementares para o estudo da legislação educacional e para a produção de uma escrita oficial da história da educação. Todavia, com o advento da Nova História e as mudanças no paradigma historiográfico no que diz respeito à ampliação da noção de fontes, possibilitou que essas fossem vistas e trabalhadas a partir de diversos enfoques, associados à compreensão das práticas educativas e da cultura escolar gestadas no âmbito das instituições escolares. Desse modo, em nosso artigo, a partir do exemplo do retrato de uma professora em sua sala na Escola Cenecista São José, pretendemos refletir sobre tais elementos enquanto possíveis meios para a reflexão e problematização das práticas que compunham a vida de tal unidade escolar. Sendo um possível exemplo, das inúmeras possibilidades de abordagem e problematização da fotografia enquanto fonte para a compreensão do universo educacional produzido e praticado por aqueles que integram a instituição educacional. Também compreendendo a fotografia enquanto uma fonte intencional como qualquer outra, sendo necessária sua arguição enquanto monumento por parte do historiador da educação.