Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A FOTOGRAFIA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO: O CASO DA ESCOLA CENECISTA SÃO JOSÉ

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      Uma das principais fontes para os estudos no Campo da História Cultural da Educação são as fotografias. Durante muito tempo, essas se configuravam enquanto fontes complementares para o estudo da legislação educacional e para a produção de uma escrita oficial da história da educação. Todavia, com o advento da Nova História e as mudanças no paradigma historiográfico no que diz respeito à ampliação da noção de fontes, possibilitou que essas fossem vistas e trabalhadas a partir de diversos enfoques, associados à compreensão das práticas educativas e da cultura escolar gestadas no âmbito das instituições escolares. Desse modo, em nosso artigo, a partir do exemplo do retrato de uma professora em sua sala na Escola Cenecista São José, pretendemos refletir sobre tais elementos enquanto possíveis meios para a reflexão e problematização das práticas que compunham a vida de tal unidade escolar. Sendo um possível exemplo, das inúmeras possibilidades de abordagem e problematização da fotografia enquanto fonte para a compreensão do universo educacional produzido e praticado por aqueles que integram a instituição educacional. Também compreendendo a fotografia enquanto uma fonte intencional como qualquer outra, sendo necessária sua arguição enquanto monumento por parte do historiador da educação.
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Resumo Uma das principais fontes para os estudos no Campo da História Cultural da Educação são as fotografias. Durante muito tempo, essas se configuravam enquanto fontes complementares para o estudo da legislação educacional e para a produção de uma escrita oficial da história da educação. Todavia, com o advento da Nova História e as mudanças no paradigma historiográfico no que diz respeito à ampliação da noção de fontes, possibilitou que essas fossem vistas e trabalhadas a partir de diversos enfoques, associados à compreensão das práticas educativas e da cultura escolar gestadas no âmbito das instituições escolares. Desse modo, em nosso artigo, a partir do exemplo do retrato de uma professora em sua sala na Escola Cenecista São José, pretendemos refletir sobre tais elementos enquanto possíveis meios para a reflexão e problematização das práticas que compunham a vida de tal unidade escolar. Sendo um possível exemplo, das inúmeras possibilidades de abordagem e problematização da fotografia enquanto fonte para a compreensão do universo educacional produzido e praticado por aqueles que integram a instituição educacional. Também compreendendo a fotografia enquanto uma fonte intencional como qualquer outra, sendo necessária sua arguição enquanto monumento por parte do historiador da educação.

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