A referida pesquisa foi uma ação da extensão realizada no Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba. Objetivou compreender as possibilidades de utilização das diferentes tecnologias contemporâneas nos diversos contextos educativos na formação docente. As temáticas trabalhadas agruparam conteúdos de fundamentos teórico-práticos, sempre instigando no aluno/professor uma ação com base no conhecimento produzido nas pesquisas que realiza, nas discussões e ações cotidianas. Um dos principais resultados foi a elaboração, pelos participantes da pesquisa, de um artigo científico referendado nas temáticas e práticas educativas estudadas, debatidas e experienciadas. Os fundamentos teóricos que subsidiaram a pesquisa, bem como suas consequentes discussões e práticas, ressaltam que os modos de incorporação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação -NTIC- em variados contextos educacionais, instigam diferentes possibilidades de usos, proporcionando às práticas pedagógicas novas contextualizações e significações. Evidenciamos neste processo diferentes possibilidades de concepções e apropriações das tecnologias à formação dos educadores nos diversos espaços educacionais vivenciados.