FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MATEMÁTICA: DISCUTINDO CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31224 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MATEMÁTICA: DISCUTINDO CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo geral fornecer formação continuada em serviço aos professores de 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Bayeux, Paraíba, com o intuito de apresentar e discutir conteúdos didáticos obrigatórios que contemplam a disciplina de matemática, bem como apresentar propostas metodológicas de ensino, voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental na instituição participante. A metodologia de pesquisa deste projeto é de cunho pesquisa ação, estando baseada em publicações nacionais e internacionais que discutem a temática. Os resultados estão sendo positivos no que remete a exposição das dificuldades dos profissionais e a busca por melhorias das práticas de ensino, juntamente com o aprendizado de metodologias que oferte qualidade e confiança em transmitir isso para o aluno. Apresentamos nessa pesquisa estudos teóricos e práticos na Formação de professores, abordando as orientações curriculares vigentes de nosso país para o ensino da Matemática, que estão distribuídos em cinco eixos: Números, Geometria, Álgebra, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística baseados na legislação vigente (BRASIL, 2017), e na Teoria da assimilação da aprendizagem escolar (TALIZINA, 2000), bem como em outros autores (FARIAS, AZEREDO e REGO, 2016; VAN DE WALLE, 2009), com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos sujeitos envolvidos e o intuito de melhorar a aprendizagem escolar do seu município com relação a disciplina de Matemática e a prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID594_13082017191110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROSE NASCIMENTO" "autor_email" => "Rosildaanizio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31224 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MATEMÁTICA: DISCUTINDO CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo geral fornecer formação continuada em serviço aos professores de 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Bayeux, Paraíba, com o intuito de apresentar e discutir conteúdos didáticos obrigatórios que contemplam a disciplina de matemática, bem como apresentar propostas metodológicas de ensino, voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental na instituição participante. A metodologia de pesquisa deste projeto é de cunho pesquisa ação, estando baseada em publicações nacionais e internacionais que discutem a temática. Os resultados estão sendo positivos no que remete a exposição das dificuldades dos profissionais e a busca por melhorias das práticas de ensino, juntamente com o aprendizado de metodologias que oferte qualidade e confiança em transmitir isso para o aluno. Apresentamos nessa pesquisa estudos teóricos e práticos na Formação de professores, abordando as orientações curriculares vigentes de nosso país para o ensino da Matemática, que estão distribuídos em cinco eixos: Números, Geometria, Álgebra, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística baseados na legislação vigente (BRASIL, 2017), e na Teoria da assimilação da aprendizagem escolar (TALIZINA, 2000), bem como em outros autores (FARIAS, AZEREDO e REGO, 2016; VAN DE WALLE, 2009), com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos sujeitos envolvidos e o intuito de melhorar a aprendizagem escolar do seu município com relação a disciplina de Matemática e a prática de ensino de matemática das futuras licenciadas do curso de Pedagogia, ao favorecer uma melhor formação acadêmica aos participantes e possibilitar a melhoria da qualidade na Educação Básica no nosso Estado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID594_13082017191110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILDA SANTOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROSE NASCIMENTO" "autor_email" => "Rosildaanizio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }