Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA AULA DE LEITURA

Palavra-chaves: PROFESSOR, ALUNO, LEITURA Pôster (PO) GD03 - Ensino e práticas educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31031
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 568
    "titulo" => "A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA AULA DE LEITURA"
    "resumo" => "Introdução: A interação professor e aluno na aula de leitura é tema controverso, que demanda dos profissionais o exercício da reflexão acerca dos fatores que facilitam ou dificultam o ensino da leitura e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever como ocorre a interação professor e aluno na aula de leitura de língua portuguesa, analisando o desenvolvimento e a participação, assim como o comportamento de ambos em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, feito a partir de vivência em estágio realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Sobrado-PB, na turma do 1º Ano do ensino médio, com aproximadamente 20 alunos, durante participação em cinco aulas de língua portuguesa. Resultados: Diante disso, a participação dos alunos nas aulas de leitura ao interagir com a professora; o diálogo e debate sobre as leituras; o interesse dos alunos quando a aula de leitura é dinâmica e atrativa, ao utilizar músicas e filmes; o interesse da professora de pesquisar maneiras novas de atrair os alunos durante a aula de leitura são aspectos que facilitam a interação entre o professor e o aluno na aula de leitura. Porém, a falta de material didático na instituição para trabalhar com leitura e a necessidade da professora em gastar dos seus próprios recursos financeiros para dispor aos alunos materiais diversificados durante as aulas são fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem durante aula de leitura. Conclusões: Este trabalho serve de exemplo para que outros trabalhos sejam desenvolvidos sobre leitura, com a finalidade de promover o desenvolvimento dos alunos sobre leitura, formar cidadãos críticos, reflexivos e formadores de opiniões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, ALUNO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID568_21082017214144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESIENE SOARES TAVARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GESIENE TAVARES"
    "autor_email" => "gesyenesoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31031
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 568
    "titulo" => "A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA AULA DE LEITURA"
    "resumo" => "Introdução: A interação professor e aluno na aula de leitura é tema controverso, que demanda dos profissionais o exercício da reflexão acerca dos fatores que facilitam ou dificultam o ensino da leitura e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever como ocorre a interação professor e aluno na aula de leitura de língua portuguesa, analisando o desenvolvimento e a participação, assim como o comportamento de ambos em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, feito a partir de vivência em estágio realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Sobrado-PB, na turma do 1º Ano do ensino médio, com aproximadamente 20 alunos, durante participação em cinco aulas de língua portuguesa. Resultados: Diante disso, a participação dos alunos nas aulas de leitura ao interagir com a professora; o diálogo e debate sobre as leituras; o interesse dos alunos quando a aula de leitura é dinâmica e atrativa, ao utilizar músicas e filmes; o interesse da professora de pesquisar maneiras novas de atrair os alunos durante a aula de leitura são aspectos que facilitam a interação entre o professor e o aluno na aula de leitura. Porém, a falta de material didático na instituição para trabalhar com leitura e a necessidade da professora em gastar dos seus próprios recursos financeiros para dispor aos alunos materiais diversificados durante as aulas são fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem durante aula de leitura. Conclusões: Este trabalho serve de exemplo para que outros trabalhos sejam desenvolvidos sobre leitura, com a finalidade de promover o desenvolvimento dos alunos sobre leitura, formar cidadãos críticos, reflexivos e formadores de opiniões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, ALUNO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID568_21082017214144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESIENE SOARES TAVARES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GESIENE TAVARES"
    "autor_email" => "gesyenesoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Introdução: A interação professor e aluno na aula de leitura é tema controverso, que demanda dos profissionais o exercício da reflexão acerca dos fatores que facilitam ou dificultam o ensino da leitura e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever como ocorre a interação professor e aluno na aula de leitura de língua portuguesa, analisando o desenvolvimento e a participação, assim como o comportamento de ambos em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, feito a partir de vivência em estágio realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Sobrado-PB, na turma do 1º Ano do ensino médio, com aproximadamente 20 alunos, durante participação em cinco aulas de língua portuguesa. Resultados: Diante disso, a participação dos alunos nas aulas de leitura ao interagir com a professora; o diálogo e debate sobre as leituras; o interesse dos alunos quando a aula de leitura é dinâmica e atrativa, ao utilizar músicas e filmes; o interesse da professora de pesquisar maneiras novas de atrair os alunos durante a aula de leitura são aspectos que facilitam a interação entre o professor e o aluno na aula de leitura. Porém, a falta de material didático na instituição para trabalhar com leitura e a necessidade da professora em gastar dos seus próprios recursos financeiros para dispor aos alunos materiais diversificados durante as aulas são fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem durante aula de leitura. Conclusões: Este trabalho serve de exemplo para que outros trabalhos sejam desenvolvidos sobre leitura, com a finalidade de promover o desenvolvimento dos alunos sobre leitura, formar cidadãos críticos, reflexivos e formadores de opiniões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.