Introdução: A interação professor e aluno na aula de leitura é tema controverso, que demanda dos profissionais o exercício da reflexão acerca dos fatores que facilitam ou dificultam o ensino da leitura e a aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho tem como objetivo descrever como ocorre a interação professor e aluno na aula de leitura de língua portuguesa, analisando o desenvolvimento e a participação, assim como o comportamento de ambos em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, feito a partir de vivência em estágio realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada na cidade de Sobrado-PB, na turma do 1º Ano do ensino médio, com aproximadamente 20 alunos, durante participação em cinco aulas de língua portuguesa. Resultados: Diante disso, a participação dos alunos nas aulas de leitura ao interagir com a professora; o diálogo e debate sobre as leituras; o interesse dos alunos quando a aula de leitura é dinâmica e atrativa, ao utilizar músicas e filmes; o interesse da professora de pesquisar maneiras novas de atrair os alunos durante a aula de leitura são aspectos que facilitam a interação entre o professor e o aluno na aula de leitura. Porém, a falta de material didático na instituição para trabalhar com leitura e a necessidade da professora em gastar dos seus próprios recursos financeiros para dispor aos alunos materiais diversificados durante as aulas são fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem durante aula de leitura. Conclusões: Este trabalho serve de exemplo para que outros trabalhos sejam desenvolvidos sobre leitura, com a finalidade de promover o desenvolvimento dos alunos sobre leitura, formar cidadãos críticos, reflexivos e formadores de opiniões.