Sabe-se que o ensino de história deve ocorrer de forma que facilite o aprendizado. Contudo, as temáticas vêm sendo trabalhadas de maneira mecânica e, geralmente, sem ligação direta com a realidade do educando, o que causa a falta de interesse nos alunos, pois dessa forma, a aprendizagem não se torna significativa. Partindo desse ponto, surge a necessidade de conceber o conhecimento não mais numa perspectiva tradicional e mecanizada, mas numa perspectiva inovadora, que busque novas estratégias metodológicas a fim de melhorar o processo ensino e aprendizagem. Este trabalho tem por finalidade refletir sobre as práticas metodológicas aplicadas no ensino de história, visando enquadrar técnicas que despertem o interesse dos alunos, bem como desenvolver e/ou explicitar algumas propostas metodológicas e estratégias de ensino que venham contribuir na aprendizagem dos alunos na Educação Básica. A presente pesquisa busca associar a prática com os objetivos do estudo e as características do objeto a ser investigado. Esse trabalho atravessa a rotina da sala de aula, buscando desmistificar a mesmice diária que desestimula aluno e professor no fazer pedagógico, sendo esta pesquisa de caráter qualitativa. Dessa forma, vale ressaltar a importância da participação direta do aluno, no desenvolvimento de atividades expositivas, utilizando o contato direto entre aluno e professor, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, visando desenvolver a evolução do discente. Assim, o professor cria situações que estimulam o aprendizado e pensamento crítico do aluno, pois identifica as dificuldades e procura formas para solucioná-las, programando o currículo educativo de acordo com as necessidades do discente.