O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31334 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 812 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Sabe-se que o ensino de história deve ocorrer de forma que facilite o aprendizado. Contudo, as temáticas vêm sendo trabalhadas de maneira mecânica e, geralmente, sem ligação direta com a realidade do educando, o que causa a falta de interesse nos alunos, pois dessa forma, a aprendizagem não se torna significativa. Partindo desse ponto, surge a necessidade de conceber o conhecimento não mais numa perspectiva tradicional e mecanizada, mas numa perspectiva inovadora, que busque novas estratégias metodológicas a fim de melhorar o processo ensino e aprendizagem. Este trabalho tem por finalidade refletir sobre as práticas metodológicas aplicadas no ensino de história, visando enquadrar técnicas que despertem o interesse dos alunos, bem como desenvolver e/ou explicitar algumas propostas metodológicas e estratégias de ensino que venham contribuir na aprendizagem dos alunos na Educação Básica. A presente pesquisa busca associar a prática com os objetivos do estudo e as características do objeto a ser investigado. Esse trabalho atravessa a rotina da sala de aula, buscando desmistificar a mesmice diária que desestimula aluno e professor no fazer pedagógico, sendo esta pesquisa de caráter qualitativa. Dessa forma, vale ressaltar a importância da participação direta do aluno, no desenvolvimento de atividades expositivas, utilizando o contato direto entre aluno e professor, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, visando desenvolver a evolução do discente. Assim, o professor cria situações que estimulam o aprendizado e pensamento crítico do aluno, pois identifica as dificuldades e procura formas para solucioná-las, programando o currículo educativo de acordo com as necessidades do discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, METODOLOGIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID812_16082017102903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSINEI" "autor_email" => "rosymar1907@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31334 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 812 "titulo" => "O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Sabe-se que o ensino de história deve ocorrer de forma que facilite o aprendizado. Contudo, as temáticas vêm sendo trabalhadas de maneira mecânica e, geralmente, sem ligação direta com a realidade do educando, o que causa a falta de interesse nos alunos, pois dessa forma, a aprendizagem não se torna significativa. Partindo desse ponto, surge a necessidade de conceber o conhecimento não mais numa perspectiva tradicional e mecanizada, mas numa perspectiva inovadora, que busque novas estratégias metodológicas a fim de melhorar o processo ensino e aprendizagem. Este trabalho tem por finalidade refletir sobre as práticas metodológicas aplicadas no ensino de história, visando enquadrar técnicas que despertem o interesse dos alunos, bem como desenvolver e/ou explicitar algumas propostas metodológicas e estratégias de ensino que venham contribuir na aprendizagem dos alunos na Educação Básica. A presente pesquisa busca associar a prática com os objetivos do estudo e as características do objeto a ser investigado. Esse trabalho atravessa a rotina da sala de aula, buscando desmistificar a mesmice diária que desestimula aluno e professor no fazer pedagógico, sendo esta pesquisa de caráter qualitativa. Dessa forma, vale ressaltar a importância da participação direta do aluno, no desenvolvimento de atividades expositivas, utilizando o contato direto entre aluno e professor, facilitando o processo de ensino e aprendizagem, visando desenvolver a evolução do discente. Assim, o professor cria situações que estimulam o aprendizado e pensamento crítico do aluno, pois identifica as dificuldades e procura formas para solucioná-las, programando o currículo educativo de acordo com as necessidades do discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, METODOLOGIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID812_16082017102903.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINEI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSINEI" "autor_email" => "rosymar1907@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }