O presente trabalho busca discutir a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como suporte pedagógico nas atividades docente, como também a importância da formação continuada de professores para o uso adequado das TICs na educação básica, com foco na inclusão digital. O trabalho é resultado de uma pesquisa, a qual tem natureza qualitativa, realizada em duas turmas de Pós-graduação em nível de especialização, durante a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, a qual faz parte da grade do curso, onde professores responderam questionários e debateram a respeito do tema, abordando as competências necessárias e os desafios encontrados na rede pública para incorporar as TICs de maneira pedagógica em seus planos de ensino e principalmente na realidade escolar. A análise dos dados da pesquisa evidencia a necessidade de melhoras, tais como: da implantação de política pública voltada à inclusão digital que permita ter um direcionamento de dialogo com os professores, mecanismos que possibilite meios de resolver as dificuldades encontradas no dia a dia pelo professor ao realizar suas atividades no ambiente escolar, sanar as realidades precárias de infraestruturas tecnológicas que por muitas vezes não tem condições mínimas de atender as necessidades dos profissionais e educandos, investimentos em profissionais técnicos para possibilitar suporte às práticas das TICs nas escolas e por fim sair da zona de conforto, visto que o papel do educador frente às novas tecnologias é está devidamente preparado e fazer uso como apoio pedagógico, utilizando sempre como uma ferramenta, que por sua vez tem a capacidade de potencializar as práticas educativas e consequentemente a qualidade do ensino.