Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO APOIO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA Pôster (PO) GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31026
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 930
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO APOIO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente trabalho busca discutir a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como suporte pedagógico nas atividades docente, como também a importância da formação continuada de professores para o uso adequado das TICs na educação básica, com foco na inclusão digital. O trabalho é resultado de uma pesquisa, a qual tem natureza qualitativa, realizada em duas turmas de Pós-graduação em nível de especialização, durante a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, a qual faz parte da grade do curso, onde professores responderam questionários e debateram a respeito do tema, abordando as competências necessárias e os desafios encontrados na rede pública para incorporar as TICs de maneira pedagógica em seus planos de ensino e principalmente na realidade escolar. A análise dos dados da pesquisa evidencia a necessidade de melhoras, tais como: da implantação de política pública voltada à inclusão digital que permita ter um direcionamento de dialogo com os professores, mecanismos que possibilite meios de resolver as dificuldades encontradas no dia a dia pelo professor ao realizar suas atividades no ambiente escolar, sanar as realidades precárias de infraestruturas tecnológicas que por muitas vezes não tem condições mínimas de atender as necessidades dos profissionais e educandos, investimentos em profissionais técnicos para possibilitar suporte às práticas das TICs nas escolas e por fim sair da zona de conforto, visto que o papel do educador frente às novas tecnologias é está devidamente preparado e fazer uso como apoio pedagógico, utilizando sempre como uma ferramenta, que por sua vez tem a capacidade de potencializar as práticas educativas e consequentemente a qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID930_19082017154020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO RAFAELL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO RAFAELL"
    "autor_email" => "ricardo.rafaell@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31026
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 930
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO APOIO PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente trabalho busca discutir a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como suporte pedagógico nas atividades docente, como também a importância da formação continuada de professores para o uso adequado das TICs na educação básica, com foco na inclusão digital. O trabalho é resultado de uma pesquisa, a qual tem natureza qualitativa, realizada em duas turmas de Pós-graduação em nível de especialização, durante a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, a qual faz parte da grade do curso, onde professores responderam questionários e debateram a respeito do tema, abordando as competências necessárias e os desafios encontrados na rede pública para incorporar as TICs de maneira pedagógica em seus planos de ensino e principalmente na realidade escolar. A análise dos dados da pesquisa evidencia a necessidade de melhoras, tais como: da implantação de política pública voltada à inclusão digital que permita ter um direcionamento de dialogo com os professores, mecanismos que possibilite meios de resolver as dificuldades encontradas no dia a dia pelo professor ao realizar suas atividades no ambiente escolar, sanar as realidades precárias de infraestruturas tecnológicas que por muitas vezes não tem condições mínimas de atender as necessidades dos profissionais e educandos, investimentos em profissionais técnicos para possibilitar suporte às práticas das TICs nas escolas e por fim sair da zona de conforto, visto que o papel do educador frente às novas tecnologias é está devidamente preparado e fazer uso como apoio pedagógico, utilizando sempre como uma ferramenta, que por sua vez tem a capacidade de potencializar as práticas educativas e consequentemente a qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID930_19082017154020.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO RAFAELL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO RAFAELL"
    "autor_email" => "ricardo.rafaell@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho busca discutir a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como suporte pedagógico nas atividades docente, como também a importância da formação continuada de professores para o uso adequado das TICs na educação básica, com foco na inclusão digital. O trabalho é resultado de uma pesquisa, a qual tem natureza qualitativa, realizada em duas turmas de Pós-graduação em nível de especialização, durante a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, a qual faz parte da grade do curso, onde professores responderam questionários e debateram a respeito do tema, abordando as competências necessárias e os desafios encontrados na rede pública para incorporar as TICs de maneira pedagógica em seus planos de ensino e principalmente na realidade escolar. A análise dos dados da pesquisa evidencia a necessidade de melhoras, tais como: da implantação de política pública voltada à inclusão digital que permita ter um direcionamento de dialogo com os professores, mecanismos que possibilite meios de resolver as dificuldades encontradas no dia a dia pelo professor ao realizar suas atividades no ambiente escolar, sanar as realidades precárias de infraestruturas tecnológicas que por muitas vezes não tem condições mínimas de atender as necessidades dos profissionais e educandos, investimentos em profissionais técnicos para possibilitar suporte às práticas das TICs nas escolas e por fim sair da zona de conforto, visto que o papel do educador frente às novas tecnologias é está devidamente preparado e fazer uso como apoio pedagógico, utilizando sempre como uma ferramenta, que por sua vez tem a capacidade de potencializar as práticas educativas e consequentemente a qualidade do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.