Atualmente a educação vem sofrendo novas intervenções, tocante a presença e implantação de tecnologias no âmbito escolar, que permitem e integram vivências associadas tanto a teorias quanto as práticas educacionais. Na educação essa intervenção tecnológica vem repercutindo em nível mundial, principalmente, porque encontra - se nessa perspectiva, a possibilidade de professores utilizarem a tecnologia como um auxílio pedagógico, com vistas a propiciar a motivação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Neste contexto de ensino e aprendizagem existe uma dependência de ações que caracterizam vários aspectos, que podem ser realizados através da interação dos alunos com as Tecnologias, e uma delas, se caracteriza por meio dos jogos digitais, pois são vistos como uma ferramenta importantíssima no auxílio da aquisição do saber. Nesse sentido, o presente artigo é fruto do projeto Uso da tecnologia por meio de jogos digitais no ensino da matemática: uma contribuição para uma aprendizagem significativa, realizado uma escola privada da cidade de Campina Grande - PB. A investigação desse projeto guiou-se através da pesquisa quantitativa, pois preocupa - se com a compreensão e interpretação do fenômeno estudado, principalmente, quando analisamos junto aos alunos as atividades realizadas por meio dos jogos em que as crianças tiveram a chance de expressar o prazer de aprender, a motivação, o interesse e o conhecimento em que puderam transmitir não apenas na fala, mas através do sorriso e olhar de felicidade quando finalizavam os níveis dos jogos, assimilando o conteúdo. A investigação também se deu por observação e registros de acompanhamento dos discentes. Desse modo, o referido projeto foi realizado junto aos alunos do 5º ano objetivando identificar até que ponto os jogos digitais auxiliam a aprendizagem dos discentes no ensino da matemática. Além de analisar a receptividade das crianças quando tiveram os jogos como auxilio pedagógico. Desse modo, chegamos à conclusão que os jogos digitais, serviram de direcionamento para uma aprendizagem significativa e dinâmica junto aos alunos que participaram dessa pesquisa. (Para tanto, estaremos tomando por base, principalmente, teóricos como PIAGET (1995); GONÇALVES (2007); SETZER 2001).