O presente artigo teve sua origem a partir de uma pesquisa com o objetivo de compreender quais os fatores responsáveis pela incidência da indisciplina dos alunos, numa Escola Municipal localizada na zona rural do município de Alagoa Nova / PB. A indisciplina no âmbito escolar afeta diretamente no processo de ensino e aprendizagem, trata-se de um tema de suma seriedade, que se tornou um dos principais motivos de discussão e preocupação no contexto escolar, de modo a ganhar certa relevância e abrangência em estudos acadêmicos, devido as crescentes incidências em se tratando desse fenômeno, fruto de uma sociedade na qual os valores humanos vêm sendo ignorados, fazendo-se necessário trabalhá-los com maior ênfase. Com base no contexto exposto, iniciamos nossa pesquisa relacionando os aspectos observados na escola campo, com a teoria estudada e percebemos a necessidade de maior aprofundamento sobre o assunto. Nesse sentido, antes de qualquer abordagem sobre o tema em si, viu-se a importância de compreender o conceito de indisciplina para só a partir de então, conseguirmos entender, de forma mais ampla, que se trata de um comportamento resultante da multiplicidade de influências que recaem sobre a criança e o adolescente, aliando os fatores sociais externos às causas internas produzidas pela própria escola. No desenvolvimento da pesquisa, observou-se que o problema de indisciplina escolar pode estar no educando, na família ou no próprio ambiente escolar. Assim sendo, devemos nos atentar ao meio cultural, escolar, e principalmente, na metodologia e didática empregada pelo educador. É comum as causas da indisciplina, no contexto educacional, serem atribuídas a uma educação de cunho familiar, no entanto, como ressalta Oliveira (2005), esse é apenas um dos muitos motivos. Segundo o autor, toda ação indisciplinada é na verdade uma reação e que existem vários fatores determinantes dessa conduta. Com base nessas informações, nossa pesquisa foi realizada em cunho qualitativa, visando à construção da realidade, levando em conta o contexto social dos sujeitos envolvidos. Para tal, a observação foi o ponto chave para averiguar a concepção dos sujeitos da escola e suas relações com os fatores que influenciam a indisciplina escolar.