O presente trabalho é resultado de uma atividade de intervenção proposta pela disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional, do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS/UFPB. A referida atividade constitui-se de uma aplicação de um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) destinado ao ensino de Língua Portuguesa, contemplado os gêneros discursivos/textuais, disponível em: e em seguida uma análise das categorias: conteúdos, proposta pedagógica e público–alvo a que se destina, segundo os critérios propostos por Gomes (2008) em “Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise”, disponível no endereço eletrônico: . O locus da intervenção foi uma turma do sexto ano do ensino fundamental. O ODA contemplou alguns tópicos de avaliação apresentados por Gomes (2008), tais como: a atividade foi bem elaborada, adequada à linguagem dos alunos e também propõe os caminhos para que ocorra a aprendizagem efetiva baseada em reflexões e correções dos erros e ao mesmo tempo fornece informações necessárias para auxiliar o docente no planejamento didático. O estudo foi conduzido pelas orientações teóricos de Gomes (2008), de Coscarelli (2012), de Xavier (2012), de Prata (2007), dentre outros.