A literatura infantil, enquanto arte, contribui para a formação intelectual, emocional e psicológica dos seus leitores, em razão de contar com um amplo repertório de recursos condizentes com as necessidades intelectuais e afetivas das crianças (AGUIAR, 2001). Em seu âmbito, coexistem as narrativas que são contadas por meio da combinação entre linguagem verbal e/ou não-verbal ou apenas aquelas narradas por meio das imagens. Esse último tipo de narrativa (por imagens), ainda pouco explorada, segundo Poslaniec (apud FARIA, 2008), mas detentora de inúmeras possibilidades de trabalho com as crianças, configura-se como um rico instrumento para o seu letramento visual e, por consequência, também para sua formação leitora. Considerando tal fato, é que analisaremos o livro por imagens “A menina das borboletas”, de Roberto Caldas, com o fim mais específico de propor um trabalho de leitura de tal narrativa para crianças da Educação Infantil – com faixa etária de 5 anos. Acreditamos que crianças nessa faixa etária, quando vivenciam propostas de leitura que valorizam a exploração das imagens para a construção de conhecimento, estarão mais propensas a desenvolverem práticas de letramento visual, em sua infância e, depois, na vida adulta. Para a elaboração da referida proposta, utilizaremo-nos das contribuições de Aguiar (2001), Faria (2008), Lima e Vasconcelos (2009), Vieira e Silvestre (2015), entre outros.