Este artigo tem por objetivo discutir um modelo de aplicação em análise do gênero romance, Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, em contexto de sala de aula do 9º Ano do Ensino Fundamental, numa escola pública de Guarabira-PB, a partir de conceitos, termos e explicações em trabalhos sobre teorias de gêneros textuais/discursivos em contextos e práticas sociais específicos, cujas abordagens remontam às teorias sociossemiótica, sociorretórica e sociodiscursiva. Para delinear a pesquisa, torna-se necessário apresentar uma noção das ideias produzidas por cada abordagem, apresentando e discutindo posições teóricas dos seguintes autores: Hasan, que utiliza aporte da teoria sistêmica (funcionalismo de Halliday), Swales, que retoma a retórica de Perelman & Olbrechts-Tyteca (1958) e Bakhtin, que faz uma teoria crítica do discurso – com base nos estudos de Motta-Roth e Heberle (2005); Hemais e Biasi-Rodrigues (2005); Rodrigues (2005). A proposta de elaboração didática norteia-se pela sequência expandida sugerida por Cosson (2014). Percebe-se neste trabalho uma inclinação para a abordagem sociodiscursiva, por considerá-la mais abrangente na teorização sobre a própria natureza da linguagem e, portanto, muito propícia a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa.