O presente trabalho propõe-se a analisar o estímulo à leitura crítica (CORREIA, 2006) de textos multimodais (BEZERRA, 2011) presentes em um livro didático de inglês, que compõe material didático do ano final do ensino médio da rede pública de ensino brasileiro. Para tanto, o estudo investigou textos que apresentam linguagem verbal e não-verbal, associando-os às atividades de leitura de um livro didático de inglês, oferecido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a ser utilizado durante o período 2015-2017. Partindo dessa associação, procuramos pesquisar como os textos multimodais vêm sendo encarados pelo livro, no âmbito do ensino de inglês, se estes são concebidos como possíveis mediadores no desenvolvimento da compreensão crítica, necessária para os estudantes, ou se as atividades continuam incentivando uma leitura passiva dependente da prática docente para ampliação do olhar analítico dos leitores. A averiguação baseia-se na pedagogia dos multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996) e conceitos de leitura passiva e ativa (DAVIS, 1995, apud CORREIA, 2006). Nota-se necessidade de melhora na elaboração de tais atividades, visto que o encaminhamento a uma percepção crítica dos textos ainda necessita da intervenção do professor.