Um dos maiores desafios na atualidade vêm sendo resgatar o interesse e o estímulo dos jovens na leitura dos clássicos de nossa Literatura Brasileira. Há uma necessidade de estimulá-los para essa prática. Para isso, será necessário o professor encontrar motivações que possa atrair e despertar no aluno o gosto pela leitura, como também interferir de forma consciente na obra. Foi pensando nisso, que optamos por inserir um jogo como RPG na perspectiva de proporcionar aos alunos o contato com os clássicos da literatura brasileira. Através dessa ferramenta despertar o gosto pela leitura e estimular a ação em conjunto e a colaboração em equipe, como também reatualização dos clássicos de forma mais prazerosa. As atividades foram divididas em três etapas a saber: funcionamento do RPG, leitura do livro em questão e a última foi o jogo com os principais personagens do livro escolhidos pelos alunos. Utilizamos como aporte teórico Calvino (1993), Cândido, Antônio (2006), Paulino, Graça (2004), COSSON, Rildo (2007) Pavão, A (2000) entre outros tais como, AMADO, Jorge (2008) LAJOLO, Marisa(2002).