Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (doravante LDB), toda criança tem direito a uma educação de qualidade numa instituição escolar e, assim, permanecer até a conclusão das etapas escolares. No entanto, nem sempre a escola atinge o seu objetivo: disponibilizar uma educação de qualidade que alcance a todos, visando o aprimoramento de habilidades específicas dentre os alunos. Portanto, há vários níveis de aprendizagem nas mais diversas turmas, uma vez que cada aluno é único e, na grande maioria das vezes, as escolas não percebem as dificuldades que o ato de aprender pode apresentar durante todo o processo. Sendo assim, trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem tem motivado a buscar respostas, a fim de compreender o que pode estar acontecendo e encontrar possíveis soluções, permitindo a integração do indivíduo na sociedade. A pesquisa é descritiva-explicativa, de cunho quantitativo e qualitativo, cujo a coleta de dados se pautou no seguinte site: Scielo. Então, pretendeu-se, no presente trabalho, a descrição dos conceitos recorrentes na literatura especializada e discussão acerca das perspectivas de análise do conceito “dificuldades de aprendizagem”, propondo uma abordagem da temática dislexia.