Resumo: Desenvolver o letramento acadêmico, detentor de dimensões variadas e complexas, faz-se essencial para a formação profissional docente-pesquisadora, estando relacionado a diferentes gêneros textuais e seus suportes comumente solicitados na comunidade discursiva acadêmico-científica, por exemplo artigo científico, exposição oral, slides e pôster. Todavia, há pouco material teórico-metodológico que subsidie alunos e professores em suas produções, principalmente no que diz respeito aos elementos multimodais. Diante dessa constatação, objetivamos relatar e refletir sobre práticas de letramento acadêmico, especificamente, relacionadas às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e aos recursos dos programas Word e Power Point que subsidiam à produção de gêneros escritos e orais. Do ponto de vista teórico, fundamentamo-nos em Estudos do Letramento e Multiletramento (BARTON, 1994; KLEIMAN, 1995; BARTON; HAMILTON, 1998; STREET, 2000; DIONISIO; VASCONCELOS, 2013) e em pesquisas sobre práticas letradas de contextos acadêmicos (FERREIRA, 2014; FERREIRA, 2016; OLIVEIRA, 2016). Como resultado, verificamos a necessidade de ensino assistido e sistematizado dos gêneros textuais acadêmicos contemplando suas múltiplas características conforme a situação comunicativa.