O presente trabalho é resultado das experiências vivenciadas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Pedagogia – Campus I – Campina Grande/PB, nas Escolas Municipais Dr. Severino Cruz e Rivanildo Sandro Arcoverde, situadas na mesma cidade. Os alunos das escolas campo, onde o projeto do PIBID é desenvolvido, apresentam-se com baixo desempenho no processo ensinoaprendizagem de leitura e escrita. Com isto, foi diagnosticada a necessidade de intervenção para a melhoria no desempenho escolar destes alunos por meio do reforço pedagógico a partir de atividades como: jogos pedagógicos e o uso de diferentes gêneros textuais em busca de maior interação por parte dos mesmos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo principal versar a contribuição do reforço pedagógico na superação dessas dificuldades, visando melhorias na qualidade do ensino. Para isso, realizamos uma pesquisa ação, com abordagem qualitativa, realizada nas escolas citadas. Portanto, percebeu-se que o reforço pedagógico contribuiu no desempenho da aprendizagem através do incentivo de uma metodologia adaptada ao contexto escolar, dos respectivos alunos.