O presente trabalho busca apresentar o roteiro de concepção e desenvolvimento de uma pesquisa, cujo objetivo é verificar e atestar quais são e como se dão as dificuldades de compreensão da leitura em turmas em que há presença de alunos com dificuldades de aprendizagem e concentração, a partir desse entendimento, propor, por meio da elaboração de um Guia de Leitura que auxilie o professor de língua portuguesa, estratégias e atividades de como atender a essas demandas não assistidas pela educação básica. O questionamento que nos move é: será possível desenvolver estratégias de leitura que possam contemplar o ritmo dos alunos que não apresentam dificuldades de compreensão da leitura, para não atrasá-los, e ao mesmo tempo, o ritmo daqueles que apresentam dificuldades, sem subtrair de ambos conteúdos imprescindíveis ao seu aprendizado e desenvolvimento? O nosso estudo terá como lócus uma sala de quinto ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Murilo Braga, localizada no bairro da Liberdade, Campina Grande – PB. Utilizaremos como dados de coleta para a pesquisa: questionários; observações do cotidiano escolar; aplicação de uma sequência didática. Com uma abordagem qualitativa e o referencial teórico/metodológico no sócio interacionismo que nos ajudará a compreender os conceitos principais subjacentes à pesquisa.