Parte dos aprendentes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram vítimas de interrupções na trajetória escolar e o contexto social interferiu diretamente neste cenário. Desta feita, é possível inferir com um olhar psicopedagógico que a desigualdade social e a interrupção escolar andam atreladas. O presente artigo tem por objetivo investigar a correlação entre a desigualdade social e a baixa escolaridade, assim como buscar relações entre fatores e contextos familiares, econômicos e culturais que influenciem no atraso escolar e nas questões de aprendizagem. Para tal, o procedimento metodológico adotado na pesquisa foi a aplicação de questionários (misto ou semiestruturado) a aprendentes da EJA de uma escola pública localizada na cidade de Bayeux – PB e a análise dos mesmos com o intuito de entender os fatores que interferiram na trajetória escolar dos referidos aprendentes. Nesta pesquisa específica foi possível ampliar o olhar psicopedagógico e compreender outros contextos (estruturas inadequadas, falta de motivação e de estratégias para a permanência dos mesmos na instituição de ensino) que afetam as questões de aprendizagem e o percurso escolar.