Este artigo visa apresentar o resultado da aplicação na sala de aula do Objeto Educacional digital hipertextualizado EDUCOPÉDIA, nas turmas dos anos finais. A proposta da atividade de pesquisa etnográfica foi sugerida na Disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional, do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal da Paraíba, no Campus IV, em Mamanguape, Paraíba. As aulas foram ministradas pelo mestrando numa escola pública em Areia, Paraíba. O objetivo da proposta foi analisar a partir da leitura do texto de Luiz Fernando Gomes, “Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise”, acessando um dos links, escolhendo e aplicando-o em sala de aula. Em seguida, analisamos os critérios sugeridos por Gomes na 1ª Categoria: Conteúdos; na 3ª Categoria: proposta pedagógica e na 5ª Categoria: público a que se destina. Escolhemos o Portal Educacional EDUCOPÉDIA disponível no endereço eletrônico: http://www.educopedia.com.br/. Acessando os links, pudemos verificar a extrema valia em trabalhar com hipertextos, conforme asseveram: Coscarelli (2012), Gomes (2011) e Marcuschi (2005). A experiência vivenciada contribuiu, de forma significativa, do hipertexto no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, viabilizando-o como mecanismo de educação, tornando nossos jovens, cidadãos digitais no contexto escolar atual.