Janicleide Silva Gomes (PROFLETRAS/UFPB) – jsdominus6@gmail.com
Maria Genilda S. de Souza (PROFLETRAS/UFPB) – mariasgenildas@yahoo.com
Laurênia Souto Sales (PROFLETRAS/UFPB) – laureniasouto@gmail.com
ET4- Dificuldades de aprendizagem
Nesta pesquisa, tomamos como corpus de nosso estudo o livro didático da coleção ÁPIS – Língua Portuguesa, da autoria de Borgatto, Bertin e Marchezi (2016), adotado no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande–PB. Temos aqui dois objetivos principais: analisar qual a concepção de leitura que embasa as atividades de leitura propostas no referido livro didático, bem como verificar quais as estratégias de leitura utilizadas nos diferentes momentos em que podem ser ativadas: antes, durante e depois da leitura (SOLÉ, 1998). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo e interpretativista, com amparo teórico nos estudos realizados por Bakhtin (1992), para quem a linguagem se constitui uma forma de interação social, e de Solé (1998), Leffa (1996; 1999) e Kleiman (2013), que destacam a necessidade do trabalho com estratégias de leitura para um melhor desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Os resultados apontam que, de modo geral, as atividades de leitura propostas no livro didático em questão pautam-se na perspectiva sociointeracionista de leitura, no entanto, há atividades em que as estratégias de leitura ainda poderiam ser melhor exploradas nos diferentes momentos de abordagem do texto.