Resumo: Uma realidade, correlacionada às necessidades das reformas educacionais, que traz consigo angústias e dúvidas constantes, nas últimas décadas, é a da perspectiva de inclusão escolar de alunos com deficiências em escolas regulares, assegurada por lei, a qual acaba se constituindo em um desafio, tendo em vista que reflete a dificuldade de se articular, na pluralidade da sala de aula, as necessidades do profissional com as dos alunos, no intuito de um ensino-aprendizagem significativo. Por isso, para a compreensão adequada desse processo, é de extrema importância a investigação sobre a atuação do professor nesse novo contexto de inclusão e a dinâmica da sala de aula. Este estudo, de natureza qualitativa-interpretativista, está situado no campo da Linguística Aplicada e tem o objetivo de analisar as representações de professores de Língua Portuguesa sobre inclusão, a partir de suas experiências com alunos com deficiência em escola regular. Para isso, embasado nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sóciodiscursivo, selecionamos como instrumento de coleta de dados o questionário, o qual aplicamos com cinco docentes, de diferentes escolas, que lecionam no ensino fundamental II e possuem alunos com deficiências diversas, em sua sala de aula. Constatamos que as vozes dos autores configuram, por exemplo, as dificuldades para produzirem atividades adaptadas, assim como a prevalência do lúdico nas atividades de avaliação.