EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM “MINHA MÃE É NEGRA SIM”
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30293 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 170 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM “MINHA MÃE É NEGRA SIM”" "resumo" => """ As obras literárias, na escola, podem ser importantes veículos da cultura, da reflexão sobre a ética\r\n nas relações sociais e de poder, como ainda na construção e reconstrução identitária. Nosso objetivo\r\n neste trabalho é analisar, através da obra “Minha mãe é negra sim” de Patrícia Santana\r\n (SANTANA, 2008), o lugar da educação (escolar e não escolar) na construção identitária da criança\r\n negra. O livro conta a história de um menino negro que enfrenta o racismo na escola ao realizar\r\n uma atividade e é impedido de retratar a imagem negra da sua mãe. Utilizamos como referencial\r\n teórico a psicologia cultural na perspectiva de Bruner (2001) e a análise textual dos discursos\r\n (ADAM, 2008; RABATEL, 2016). Verificamos que o livro procura apresentar ao leitor uma\r\n progressiva compreensão das relações raciais através da assunção da identidade negra, partindo da\r\n problemática do estigma da cor. Para tanto, a educação familiar e intergeracional são cruciais na\r\n construção do sentimento de pertencimento, contrapondo-se ao saber legitimado e autoritário da\r\n escola. Concluímos que a análise crítica do texto pode favorecer um olhar mais amplo sobre a\r\n formação educacional escolar e não escolar, em suas possibilidades e limitações, e sobre a\r\n necessidade da assunção da identidade negra (docente e discentes) a partir de saberes não\r\n legitimados (BOURDIEU, 1998). """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE PODER, LITERATURA INFANTIL, PERSONAGENS NEGROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID170_10072017204626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VALESKA LIMA" "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30293 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 170 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EM “MINHA MÃE É NEGRA SIM”" "resumo" => """ As obras literárias, na escola, podem ser importantes veículos da cultura, da reflexão sobre a ética\r\n nas relações sociais e de poder, como ainda na construção e reconstrução identitária. Nosso objetivo\r\n neste trabalho é analisar, através da obra “Minha mãe é negra sim” de Patrícia Santana\r\n (SANTANA, 2008), o lugar da educação (escolar e não escolar) na construção identitária da criança\r\n negra. O livro conta a história de um menino negro que enfrenta o racismo na escola ao realizar\r\n uma atividade e é impedido de retratar a imagem negra da sua mãe. Utilizamos como referencial\r\n teórico a psicologia cultural na perspectiva de Bruner (2001) e a análise textual dos discursos\r\n (ADAM, 2008; RABATEL, 2016). Verificamos que o livro procura apresentar ao leitor uma\r\n progressiva compreensão das relações raciais através da assunção da identidade negra, partindo da\r\n problemática do estigma da cor. Para tanto, a educação familiar e intergeracional são cruciais na\r\n construção do sentimento de pertencimento, contrapondo-se ao saber legitimado e autoritário da\r\n escola. Concluímos que a análise crítica do texto pode favorecer um olhar mais amplo sobre a\r\n formação educacional escolar e não escolar, em suas possibilidades e limitações, e sobre a\r\n necessidade da assunção da identidade negra (docente e discentes) a partir de saberes não\r\n legitimados (BOURDIEU, 1998). """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE PODER, LITERATURA INFANTIL, PERSONAGENS NEGROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID170_10072017204626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "VALESKA LIMA" "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }