O presente artigo apresenta as Histórias em Quadrinhos (HQs) como um gênero discursivo/textual marcado pela multimodalidade, ou seja, estruturado a partir da presença de vários recursos semióticos que dialogam para a construção de sentidos. Aliado a isso, discorremos sobre as contribuições da utilização desse gênero na sala de aula, tendo em vista sua função social e sua capacidade de ensinar, encantar, conquistar e transmitir saberes a um público leitor variado. Como pressupostos teóricos, utilizamos os estudos de Bakhtin (1995), Bronckart (1997), Vergueiro (2009), Cirne (2000), Mendonça (2010) e Dionísio e Vasconcelos (2013). Buscou-se, dessa forma, apresentar o gênero HQ como um recurso que pode ser utilizado em sala de aula pelos professores, de forma discursiva e interativa, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção textual, tendo em vista o fácil acesso, a dinamicidade da leitura e o potencial de encantamento exercido sobre o leitor.