Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget e Vygotsky na análise do discurso central direcionado ao ensino na psicologia da aprendizagem no intuito de mostrar e compreender percepções de mundo e relações humanas, com abordagem do assunto no âmbito educacional escolar, obtendo como resultado a relação sujeito-objeto que o indivíduo forma em pensamento lógico. O trabalho tem por objetivo identificar a linha de pensamento Piagetiana e Vygotskyana, no contexto relacionado ao comportamento do educando na escola, no intuito de observar os alunos no desencadeamento do ensino e aprendizado pela qual está sendo utilizada pelos educadores. E verificar como o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa na escola, permitindo reflexões sobre a prática docente, atribuído ao comportamento do discente no processo educativo no âmbito institucional de ensino. Os resultados foram positivos, no sentido de entendê-los e solucioná-los no cotidiano diário escolar em termos gerais.