Este trabalho apresenta os primeiros achados de uma pesquisa em nível de mestrado em andamento, vinculada aos estudos do Grupo de Estudos Linguísticos e de Letramento (GELL/UFMT/CNPq). Ancorando-nos na teoria de linguagem de Bakhtin e o Círculo (1929;1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979) e nos pressupostos vygostkyanos acerca de ensino-aprendizagem, desenvolvimento e “defectologia” (Vygotsky; 1930; 1934, 1983), além dos estudiosos que tratam de autismo (Orrú, 2006; Gomes, 2015; Whitman, 2015). Objetivamos identificar as interações e a aprendizagem de um sujeito portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), inserido numa escola inclusiva no município de Cuiabá-MT. A metodologia aqui utilizada é de caráter qualitativo, de natureza crítico-dialógica e participativa. Para este trabalho, apresentamos alguns dados coletados em contexto natural, referentes a observações de aulas de Língua Portuguesa e as interações desse aprendiz com seus pares e professora. Além disso, apresentamos algumas produções desse sujeito em ambiente escolar, buscando refletir sobre as políticas públicas para a inclusão e as práticas de ensino-aprendizagem que ali se realizam.