Este estudo parte do pressuposto de que a realização de uma prática mais focada no ato comunicativo e na inserção de aspectos metacognitivos no ensino da Língua Portuguesa, especialmente nos estudos de gêneros de texto, resultará em alterações metodológicas que influenciará efetivamente no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da língua materna, tomando como eixos básicos o texto e a reflexão linguística, levando em consideração a importância da interação e da metacognição. A partir dessa estrutura, acreditamos que os gêneros passariam a ser trabalhados meticulosamente, consequentemente haveria uma maior contribuição para o processo de letramento e uma melhor compreensão dos estudantes acerca das particularidades relacionadas aos textos, resultando na melhoria dos índices educacionais. Para isso, é necessária a adoção de sequências didáticas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades metacognitivas a partir do trabalho com os gêneros textuais, pois, dessa forma, haverá a possibilidade de vivenciar um processo de ensino-aprendizagem pautado em ações situadas e semelhantes ao máximo da realidade social dos discentes e docentes. A consciência do processamento cognitivo leva ao desenvolvimento de estratégias, ao controle de ações, a avaliação de uma atividade concluída, a percepção de fraquezas relacionadas a determinado tema, enfim, torna o indivíduo autônomo para buscar meios mais práticos e eficientes para se chegar aos objetivos pretendidos. Quem faz uso da metacognição consegue assimilar conhecimentos e aprender com mais agilidade e quem efetivamente aprende costuma desenvolver estratégias metacognitivas que além de facilitarem o processo de compreensão, consolidam as assimilações absorvidas. Sendo assim, acreditamos que o ensino de Língua materna teria melhores resultados se fosse norteado por um modelo educacional que adotasse os gêneros textuais como eixo principal do processo de ensino-aprendizagem e a metacognição como atividade constante no dia a dia da escola, conduzindo a práticas pedagógicas mais significativas, reflexivas e consequentemente mais eficazes.