A METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS GÊNEROS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27181 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 1265 "titulo" => "A METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS GÊNEROS" "resumo" => "Este estudo parte do pressuposto de que a realização de uma prática mais focada no ato comunicativo e na inserção de aspectos metacognitivos no ensino da Língua Portuguesa, especialmente nos estudos de gêneros de texto, resultará em alterações metodológicas que influenciará efetivamente no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da língua materna, tomando como eixos básicos o texto e a reflexão linguística, levando em consideração a importância da interação e da metacognição. A partir dessa estrutura, acreditamos que os gêneros passariam a ser trabalhados meticulosamente, consequentemente haveria uma maior contribuição para o processo de letramento e uma melhor compreensão dos estudantes acerca das particularidades relacionadas aos textos, resultando na melhoria dos índices educacionais. Para isso, é necessária a adoção de sequências didáticas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades metacognitivas a partir do trabalho com os gêneros textuais, pois, dessa forma, haverá a possibilidade de vivenciar um processo de ensino-aprendizagem pautado em ações situadas e semelhantes ao máximo da realidade social dos discentes e docentes. A consciência do processamento cognitivo leva ao desenvolvimento de estratégias, ao controle de ações, a avaliação de uma atividade concluída, a percepção de fraquezas relacionadas a determinado tema, enfim, torna o indivíduo autônomo para buscar meios mais práticos e eficientes para se chegar aos objetivos pretendidos. Quem faz uso da metacognição consegue assimilar conhecimentos e aprender com mais agilidade e quem efetivamente aprende costuma desenvolver estratégias metacognitivas que além de facilitarem o processo de compreensão, consolidam as assimilações absorvidas. Sendo assim, acreditamos que o ensino de Língua materna teria melhores resultados se fosse norteado por um modelo educacional que adotasse os gêneros textuais como eixo principal do processo de ensino-aprendizagem e a metacognição como atividade constante no dia a dia da escola, conduzindo a práticas pedagógicas mais significativas, reflexivas e consequentemente mais eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, METACOGNIÇÃO, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID1265_15032017085655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA AMÉRICA SILVA DANTAS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANA DANTAS" "autor_email" => "flavianaamerica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27181 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 1265 "titulo" => "A METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS GÊNEROS" "resumo" => "Este estudo parte do pressuposto de que a realização de uma prática mais focada no ato comunicativo e na inserção de aspectos metacognitivos no ensino da Língua Portuguesa, especialmente nos estudos de gêneros de texto, resultará em alterações metodológicas que influenciará efetivamente no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para o ensino da língua materna, tomando como eixos básicos o texto e a reflexão linguística, levando em consideração a importância da interação e da metacognição. A partir dessa estrutura, acreditamos que os gêneros passariam a ser trabalhados meticulosamente, consequentemente haveria uma maior contribuição para o processo de letramento e uma melhor compreensão dos estudantes acerca das particularidades relacionadas aos textos, resultando na melhoria dos índices educacionais. Para isso, é necessária a adoção de sequências didáticas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades metacognitivas a partir do trabalho com os gêneros textuais, pois, dessa forma, haverá a possibilidade de vivenciar um processo de ensino-aprendizagem pautado em ações situadas e semelhantes ao máximo da realidade social dos discentes e docentes. A consciência do processamento cognitivo leva ao desenvolvimento de estratégias, ao controle de ações, a avaliação de uma atividade concluída, a percepção de fraquezas relacionadas a determinado tema, enfim, torna o indivíduo autônomo para buscar meios mais práticos e eficientes para se chegar aos objetivos pretendidos. Quem faz uso da metacognição consegue assimilar conhecimentos e aprender com mais agilidade e quem efetivamente aprende costuma desenvolver estratégias metacognitivas que além de facilitarem o processo de compreensão, consolidam as assimilações absorvidas. Sendo assim, acreditamos que o ensino de Língua materna teria melhores resultados se fosse norteado por um modelo educacional que adotasse os gêneros textuais como eixo principal do processo de ensino-aprendizagem e a metacognição como atividade constante no dia a dia da escola, conduzindo a práticas pedagógicas mais significativas, reflexivas e consequentemente mais eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, METACOGNIÇÃO, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID1265_15032017085655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANA AMÉRICA SILVA DANTAS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANA DANTAS" "autor_email" => "flavianaamerica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }