Frente às mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito educacional, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico, cada vez é maior a difusão e o aproveitamento das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de línguas, em especial nas aulas de língua espanhola, já que o uso de tecnologias no espaço escolar visualizam novas possibilidades de ensinar e aprender por meio de um ambiente democrático e colaborativo. Por essa razão, sentimo-nos motivados para apresentar esta proposta de trabalho que procura refletir, discutir e problematizar o uso do podcasting nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE), tendo em vista que os participantes do processo de ensino-aprendizagem não são os mesmos de antes, assim como, tal ferramenta digital é uma importante fonte de material autêntico e, que coloca os aprendizes diante de episódios linguísticos sobre diversos temas, dadas características dessa tecnologia. Com isso, acreditamos ser um recurso interessante para o desenvolvimento da competência comunicativa (CANALE, 1995; MCER, 2001), bem como da competência intercultural (OLIVEIRAS, 2000) que segundo Bhatia (1993) apud Marcuschi (2008) é “crucial ao ensino de uma segunda língua”. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa concentrada em questões do ensino-aprendizado de E/LE e na inserção e uso de podcasting nas aulas, já que é uma ferramenta digital de grande potencial para o desenvolvimento de várias habilidades comunicativas e que torna o ensino-aprendizado mais prazeroso, atrativo e, sobretudo, interativo, uma vez que possibilita praticar a língua estrangeira sem exigir dos aprendizes um nível alto de letramento digital. Por fim, entendemos que o uso de podcasting proporciona criar momentos diversificados que promovem o interesse e a participação dos envolvidos e auxiliam no desenvolvimento das competências comunicativas, através de uma metodologia significativa, tentando assim atender às necessidades de uma sociedade globalizada e de uma educação que exige (a todo o momento) do profissional da educação a sua capacidade de buscar novos caminhos e ferramentas didáticas para o processo de ensino-aprendizagem.