O crescente número de textos que fazem menção referindo-os com outros textos requer do leitor e/ou aprendiz uma atenção detalhada, o que não ocorre sempre que lemos. O presente artigo visa à observação do uso e dos conceitos de intertextualidade a fim de proporcionar ao leitor-interlocutor uma visão mais relevante a respeito do uso e da compreensão do significado de um intertexto com o objetivo de demonstrar a possibilidade de compreendê-los através de leituras que transitam em nosso cotidiano. Contamos com a leitura bibliográfica e pesquisa qualitativa para que possamos tecer um arcabouço teórico plausível no estudo por meios de leitura diversas. Para alicerçar o trabalho em questão, contaremos com a apreciação dos teóricos Bentes & Leite (2010), Koch (2005; 2007), Mondada & Dubois (2003), entre outros. Após essa compreensão será ressaltada a importância do texto e sua efetiva participação na vida do leitor e como o mesmo pode interferir no processo de compreensão da intertextualidade presente em vários segmentos que vão além dos textos literários e não- literários mediante a comparação e análise de um trecho retirado do livro cristão, a Bíblia; e de uma música gospel. Acreditamos que esse trabalho contemplou a detecção da intertextualidade e o entendimento na análise dos trechos supracitados. Concordamos que não impossível o uso da intertextualidade em diversos gêneros textuais bem como o acesso a interpretação deles.
PALAVRAS-CHAVES: intertextualidade, leitor, Bíblia, música, gospel.