A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISONADO NA FORMAÇÃO PROFESSORAL
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26182 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 287 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISONADO NA FORMAÇÃO PROFESSORAL" "resumo" => "O presente artigo surgiu com a finalidade de compreender o Estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente, com ênfase no ensino de Geografia. O mesmo traz como objetivo discutir e compreender a importância do Estágio Supervisionado, para a formação docente. Deste modo, analisou-se de forma breve, as contribuições que o Estágio Supervisionado tem ofertado para formação professoral, seja ele exercido por meio da modalidade de observação ou regência. Dessa forma, realizou-se similarmente uma breve análise direcionada aos diversos tipos de linguagem metodológica que podem ser utilizados no ensino, ressaltando assim o de Geografia. Isto posto, analisamos as contribuições e a importância do planejamento na prática do docente, assim como buscamos compreender a importância e a influencia da relação de parceria entre as unidades educacionais, que embasam estagiários, sejam elas escola campo de estágio, universidade e dentre outras. Como resultado obteve-se a compreensão da importância do Estágio Supervisionado para a formação professoral, a necessidade de ser obter planejamento para lecionar, juntamente com primordialidade dos diferentes tipos de linguagem metodológica no ensino. Por fim, podemos compreender o Estágio Supervisonado como peça fundamental na formação professoral, visto que o mesmo proporciona ao aluno estagiário à retirada da sua zona de conforto, a universidade, conduzindo-os a realidade do ensino. Deste modo, nosso percurso metodológico pautou-se em reflexões teórico-bibliográficas nos amparando em autores como: Antunes (2010), Calvalcanti (2013), Khaoule (2012), Portugal e Souza (2013) e dentre outros, que discutem a temática relativa ao estágio supervisionado e o ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID287_17112016212251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAZARÉ DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA NAZARÉ" "autor_email" => "mariinha12-silva@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE/ UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26182 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 287 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISONADO NA FORMAÇÃO PROFESSORAL" "resumo" => "O presente artigo surgiu com a finalidade de compreender o Estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente, com ênfase no ensino de Geografia. O mesmo traz como objetivo discutir e compreender a importância do Estágio Supervisionado, para a formação docente. Deste modo, analisou-se de forma breve, as contribuições que o Estágio Supervisionado tem ofertado para formação professoral, seja ele exercido por meio da modalidade de observação ou regência. Dessa forma, realizou-se similarmente uma breve análise direcionada aos diversos tipos de linguagem metodológica que podem ser utilizados no ensino, ressaltando assim o de Geografia. Isto posto, analisamos as contribuições e a importância do planejamento na prática do docente, assim como buscamos compreender a importância e a influencia da relação de parceria entre as unidades educacionais, que embasam estagiários, sejam elas escola campo de estágio, universidade e dentre outras. Como resultado obteve-se a compreensão da importância do Estágio Supervisionado para a formação professoral, a necessidade de ser obter planejamento para lecionar, juntamente com primordialidade dos diferentes tipos de linguagem metodológica no ensino. Por fim, podemos compreender o Estágio Supervisonado como peça fundamental na formação professoral, visto que o mesmo proporciona ao aluno estagiário à retirada da sua zona de conforto, a universidade, conduzindo-os a realidade do ensino. Deste modo, nosso percurso metodológico pautou-se em reflexões teórico-bibliográficas nos amparando em autores como: Antunes (2010), Calvalcanti (2013), Khaoule (2012), Portugal e Souza (2013) e dentre outros, que discutem a temática relativa ao estágio supervisionado e o ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID287_17112016212251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAZARÉ DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA NAZARÉ" "autor_email" => "mariinha12-silva@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE/ UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }