No ensino de Química é cada vez mais comum a utilização dos termos: cotidiano, dia a dia e contextualização. O estudo tem como objetivo identificar as percepções que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio têm sobre a presença da Química em seu cotidiano. A pesquisa apresenta caráter quantitativo. Participaram do estudo como sujeitos 100 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao curso de Agroindústria do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. Aos sujeitos foi aplicado um questionário com a seguinte questão: Hoje, sabemos a importância da química no nosso cotidiano. É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… Tudo isso é “QUÍMICA”. Cite as 5 principais situações no seu dia a dia, em que a química está presente. Destaca-se as respostas associadas aos fenômenos biológicos, 68 estudantes identificaram a química, ressalvando assim a aproximação que os alunos fazem das disciplinas de química e biologia. A partir do estudo é possível concluir que o ensino de química contextualizado ainda está distante do esperado. Percebe-se que o ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar, possivelmente favorece a identificação da química no cotidiano pelos estudantes, visto que as quantidades de respostas atribuídas as categorias “fenômenos físicos” e “fenômenos biológicos”, foram discrepantes. Uma possível explicação para esse resultado baseia-se no fato de que possivelmente o professor de biologia explore a química em suas aulas de modo interdisciplinar, mais do que o professor de física.