O presente trabalho tem como objetivo descrever as contribuições que um material didático pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Com base nas informações colhidas a partir de uma intervenção didática, que ao final desta, contou com um questionário composto por quatro questões, onde os alunos puderam expor qual o procedimento adotado para se chegar à resposta final. Ao término, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos acertos e erros das questões respondidas pelos alunos do 6ª ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aluízio Bezerra na cidade de Santa Cruz/ RN. Assim tornou-se possível avaliar as vantagens do uso do ábaco de frações para o professor de Matemática numa possível intervenção didática, podendo este, tornar o ensino-aprendizagem dos seus alunos mais dinâmicos com o auxílio deste material didático (MD). Destacamos que tudo surgiu a partir das aulas ministradas pelo Professor da Disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática do IFRN Campus Santa Cruz-RN no período de 2015.1. Onde na qual se firmou o compromisso de montarmos uma oficina laboratorial sobre o ensino de frações usando o Ábaco de frações. Esta oficina foi aplicada numa turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência desta oficina nos encorajou a perceber o quanto é válida a adoção destes materiais, neste caso o ábaco de frações, na ministração de aulas do ensino de matemática para o processo de ensino e aprendizagem produzindo com isso um processo de análise reflexivo. Por fim, destacamos que este trabalho possibilitou que alunos e professores tomassem conhecimento de uma nova forma de se ensinar e aprender um conteúdo matemático, tornando esse processo mais satisfatório e saindo um pouco do tradicional.