Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O ÁBACO DE FRAÇÃO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Palavra-chaves: ÁBACO DE FRAÇÕES, INTERVENÇÃO DIDÁTICA, ANÁLISE QUANTITATIVA Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26290
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 702
    "titulo" => "O ÁBACO DE FRAÇÃO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever as contribuições que um material didático pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Com base nas informações colhidas a partir de uma intervenção didática, que ao final desta, contou com um questionário composto por quatro questões, onde os alunos puderam expor qual o procedimento adotado para se chegar à resposta final. Ao término, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos acertos e erros das questões respondidas pelos alunos do 6ª ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aluízio Bezerra na cidade de Santa Cruz/ RN. Assim tornou-se possível avaliar as vantagens do uso do ábaco de frações para o professor de Matemática numa possível intervenção didática, podendo este, tornar o ensino-aprendizagem dos seus alunos mais dinâmicos com o auxílio deste material didático (MD). Destacamos que tudo surgiu a partir das aulas ministradas pelo Professor da Disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática do IFRN Campus Santa Cruz-RN no período de 2015.1. Onde na qual se firmou o compromisso de montarmos uma oficina laboratorial sobre o ensino de frações usando o Ábaco de frações. Esta oficina foi aplicada numa turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência desta oficina nos encorajou a perceber o quanto é válida a adoção destes materiais, neste caso o ábaco de frações, na ministração de aulas do ensino de matemática para o processo de ensino e aprendizagem produzindo com isso um processo de análise reflexivo. Por fim, destacamos que este trabalho possibilitou que alunos e professores tomassem conhecimento de uma nova forma de se ensinar e aprender um conteúdo matemático, tornando esse processo mais satisfatório e saindo um pouco do tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "ÁBACO DE FRAÇÕES, INTERVENÇÃO DIDÁTICA, ANÁLISE QUANTITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID702_17112016232543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO FELIPE OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO FELIPE"
    "autor_email" => "tiago17felipe@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26290
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 702
    "titulo" => "O ÁBACO DE FRAÇÃO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever as contribuições que um material didático pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Com base nas informações colhidas a partir de uma intervenção didática, que ao final desta, contou com um questionário composto por quatro questões, onde os alunos puderam expor qual o procedimento adotado para se chegar à resposta final. Ao término, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos acertos e erros das questões respondidas pelos alunos do 6ª ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aluízio Bezerra na cidade de Santa Cruz/ RN. Assim tornou-se possível avaliar as vantagens do uso do ábaco de frações para o professor de Matemática numa possível intervenção didática, podendo este, tornar o ensino-aprendizagem dos seus alunos mais dinâmicos com o auxílio deste material didático (MD). Destacamos que tudo surgiu a partir das aulas ministradas pelo Professor da Disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática do IFRN Campus Santa Cruz-RN no período de 2015.1. Onde na qual se firmou o compromisso de montarmos uma oficina laboratorial sobre o ensino de frações usando o Ábaco de frações. Esta oficina foi aplicada numa turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência desta oficina nos encorajou a perceber o quanto é válida a adoção destes materiais, neste caso o ábaco de frações, na ministração de aulas do ensino de matemática para o processo de ensino e aprendizagem produzindo com isso um processo de análise reflexivo. Por fim, destacamos que este trabalho possibilitou que alunos e professores tomassem conhecimento de uma nova forma de se ensinar e aprender um conteúdo matemático, tornando esse processo mais satisfatório e saindo um pouco do tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "ÁBACO DE FRAÇÕES, INTERVENÇÃO DIDÁTICA, ANÁLISE QUANTITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID702_17112016232543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO FELIPE OLIVEIRA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO FELIPE"
    "autor_email" => "tiago17felipe@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever as contribuições que um material didático pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Com base nas informações colhidas a partir de uma intervenção didática, que ao final desta, contou com um questionário composto por quatro questões, onde os alunos puderam expor qual o procedimento adotado para se chegar à resposta final. Ao término, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa dos acertos e erros das questões respondidas pelos alunos do 6ª ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aluízio Bezerra na cidade de Santa Cruz/ RN. Assim tornou-se possível avaliar as vantagens do uso do ábaco de frações para o professor de Matemática numa possível intervenção didática, podendo este, tornar o ensino-aprendizagem dos seus alunos mais dinâmicos com o auxílio deste material didático (MD). Destacamos que tudo surgiu a partir das aulas ministradas pelo Professor da Disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática do IFRN Campus Santa Cruz-RN no período de 2015.1. Onde na qual se firmou o compromisso de montarmos uma oficina laboratorial sobre o ensino de frações usando o Ábaco de frações. Esta oficina foi aplicada numa turma de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência desta oficina nos encorajou a perceber o quanto é válida a adoção destes materiais, neste caso o ábaco de frações, na ministração de aulas do ensino de matemática para o processo de ensino e aprendizagem produzindo com isso um processo de análise reflexivo. Por fim, destacamos que este trabalho possibilitou que alunos e professores tomassem conhecimento de uma nova forma de se ensinar e aprender um conteúdo matemático, tornando esse processo mais satisfatório e saindo um pouco do tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.