Esse artigo apresenta discussões teóricas acerca da mobilização dos saberes docentes no processo de alfabetização que advém do projeto de pesquisa: “os saberes docentes mobilizados no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental” construído como parte integrante da disciplina Práticas Pedagógicas Programadas I do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN no Campus Avançado “Prof.ª Maria Eliza de Albuquerque Maia” –CAMEAM. Os caminhos metodológicos traçados se concretizaram na construção de uma pesquisa bibliográfica, nessa oportunidade, buscamos autores renomados na área de saberes docentes e alfabetização para respaldarem nossos discursos. Evidenciamos que os saberes que provém dos conhecimentos adquiridos no meio acadêmico são transformados pela vivência em meio ao contexto escolar. Nesse sentido, todo saber tem sua aplicação específica, de modo a integralizar-se a prática pedagógica, advindo da formação do profissional em suas multifaces que abordam a formação pedagógica, como também, dos saberes disciplinares e curriculares presentes no meio escolar. Concluímos que a mobilização dos diversos saberes, atrelados a reflexão e o “saber fazer”, apontam os caminhos a serem trilhados para uma alfabetização de qualidade que compreenda os anseios e atenda as perspectivas à formação do educando, considerando essa sistematização a base do processo comum a todos nós conhecido como educação.